08/01/2024 às 11h46min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h07min

Rosana Valle é a deputada da Baixada Santista mais presente em sessões no Congresso Nacional em 2023

Parlamentar do PL-SP compareceu a 107 sessões, só se ausentando quando esteve em missão oficial no Japão; ao todo, foram 250 projetos de lei apresentados, o que representa 30,22% do montante proposto por todos os deputados federais da região

Simone Leone
Rosana Valle
Rosana Valle (PL-SP) concluiu 2023 como a deputada federal da Baixada Santista mais presente em sessões em Brasília-DF. No primeiro ano da 57ª Legislatura, a presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo marcou presença em 107 sessões. A região, que é reduto eleitoral da parlamentar, conta com outros três deputados federais.

Segundo Rosana, o comparecimento às sessões é imprescindível no debate das causas públicas, na votação de matérias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, e na busca incessante por melhorias e investimentos para Santos-SP e região.

A congressista só se ausentou em oito oportunidades dos trabalhos do Congresso Nacional enquanto esteve em missão oficial no Japão:

“Chegamos ao fim de 2023 com o sentimento de dever cumprido. Marcamos presença em grandes discussões e votações. Conseguimos derrubar as mudanças do governo federal quanto ao Marco do Saneamento; aprovamos o Marco Temporal das Terras Indígenas; e, em missão no Japão, articulamos a vinda de um projeto de drenagem contra enchentes, de saneamento e de infraestrutura urbana para toda a Baixada Santista”, enumera a deputada federal - a mais bem votada para o Congresso Nacional da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em 2022.

Os demais parlamentares da Baixada Santista tiveram frequência abaixo de Rosana. Alberto Mourão (MDB) registrou 97 presenças e cinco ausências. Já o Delegado Da Cunha (Progressistas) teve 91 presenças e 12 ausências. O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) registrou 81 presenças e 31 ausências justificadas, além de duas injustificadas.

Ao longo do ano passado, a produção parlamentar de Rosana, que também é presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, foi robusta. Um total de 250 projetos foi apresentado, representando 30,22% do montante proposto por todos os deputados federais da Baixada Santista.

Entre as principais proposituras da congressista estão a instituição do Fundo de Apoio Portuário à Infraestrutura; a aplicação de recursos do Fundo Nacional no combate ao tráfico de drogas em cidades portuárias; além do projeto de lei que obriga comitivas presidenciais se hospedarem em embaixadas brasileiras durante viagens no exterior.

Outro destaque da parlamentar do PL-SP foi a relatoria do projeto de lei que torna obrigatória a prioridade no transporte de órgãos, de tecidos e de partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. A matéria, que tramitava desde 2014 no Congresso Nacional, ganhou celeridade com a relatoria de Rosana e pode ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2024:

“O parecer favorável ao projeto de transporte de órgãos demonstra esforço colaborativo de inúmeras companhias aéreas em salvar vidas. Com a proposta em vigor, concederemos mais segurança jurídica a essa ferramenta fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, complementa Rosana.

Política
Na esfera política, 2023 foi marcado pela visita do ex-presidente da República e, hoje, presidente de Honra do PL, Jair Bolsonaro, a Santos. Na oportunidade, o ex-mandatário reiterou apoio à pré-candidatura de Rosana à Prefeitura.

Segundo Bolsonaro, na articulação também estará o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), uma vez que, a ideia é que ambos apoiem o mesmo nome no município nas eleições deste ano.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp