08/01/2024 às 17h16min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h04min

Prefeitura de Guarapuava-PR é reconhecida por excelência em projetos utilizando a geotecnologia

Prefeitura foi uma das ganhadoras na categoria Troféu Desenvolvimento Econômico, com o projeto ‘GeoGuarapuava’ que permite o acesso à dados geográficos, aplicativos públicos e técnicos

Michelle Segantini
www.img.com.br
www.geoguarapuava.com.br
A Prefeitura Municipal de Guarapuava-PR, participou, no último mês, da 11ª edição do concurso gestor público Paraná, e recebeu prêmio pelo projeto ‘GeoGuarapuava’ desenvolvido em parceria com a Imagem Geosistemas, líder em Soluções de Inteligência Geográfica e distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri.

A premiação é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), e busca valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. Ao todo, foram homologadas 186 iniciativas oriundas de 59 municípios. Destas, 41 foram contempladas. Guarapuava emplacou dois importantes projetos, o Geoguarapuava, e o Saúde Digital (com os serviços Inteligência Artificial na Triagem e Monitoramento e Teleconsulta). 
 
Lançado em novembro de 2020, o portal ‘GeoGuarapuava’ possibilita de forma interativa e intuitiva que as pessoas possam acessar e conhecer as mais diversas questões no Município, principalmente no que diz respeito a aspectos geográficos e de empreendimentos, como a construção civil e abertura de novas ruas e condomínios.

Anteriormente à implementação do sistema, cidadãos e profissionais das áreas de engenharia e arquitetura precisavam comparecer de forma presencial no Paço Municipal para a retirada de informações. Da mesma forma, secretarias municipais, demandavam memorandos, solicitação de serviços e informações. Hoje, a realidade é outra.

Os aplicativos públicos vêm preencher uma necessidade de corretores de imóveis, engenheiros, arquitetos e geógrafos, contadores e, também, de cidadãos em geral. “São disponibilizados mapeamentos temáticos associados a dados, através de Dashboards e Aplicativos para pesquisa para fornecer informações importantes para a consulta e o desenvolvimento de projetos, dando maior agilidade e praticidade aos serviços municipais, através da desburocratização e da economia de tempo, não sendo mais necessário o deslocamento do interessado”, explica Monica R. Brisolla Rubio, diretora do centro de planejamento urbano de Guarapuava – PR.

Atualmente, com cerca de 5.000 acessos mensais, o portal disponibiliza mapas e arquivos para downloads, legislações urbanísticas, modelos de arquivos para apresentação de projetos e, ainda, os aplicativos técnicos, de uso interno de funcionários municipais e outras secretarias, com dados e informações externas não disponíveis ou compartilhadas.

Geoguarapuava é um sistema de suma importância para nossa cidade, pois é a partir da verificação, análise e aplicação desses dados que podemos planejar novas obras e direcionar os investimentos em diversos setores de infraestrutura do nosso município”, relata o Prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

O portal é público e pode ser utilizado pelos munícipes (estudantes e profissionais do setor privado) e funcionários da Prefeitura. Entre os serviços, localização de imóveis pela indicação fiscal, avaliação de possíveis edificações clandestinas, áreas avançadas, expansão urbana e levantamentos topográficos estão disponíveis para consulta nos apps.

O Município de Guarapuava se encontra estruturado para atender as necessidades municipais e vem desenvolvendo, conforme a demanda e priorização, aplicações das mais diversas, consolidando a ferramenta de geoprocessamento, de forma operacional, prática e eficaz e ainda disponibilizando todos os apps em uma única página”, conclui Mônica.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp