08/01/2024 às 14h02min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h01min

Histórias de valor: amor, dedicação e a atualização são os pontos-chaves para uma carreira de sucesso na suinocultura

Tiago Silva Andrade é um jovem apaixonado pela produção de suínos, da graduação ao mestrado dedicou seus estudos e trabalho para o desenvolvimento da atividade

João Vitor Casagrandi
Topigs Norsvin

A Topigs Norsvin dá sequência ao projeto “Histórias de Valor”, que tem apresentado e dado destaque aos profissionais que têm conectada a sua evolução de vida ao crescimento profissional dentro da suinocultura.

Hoje, vamos conhecer Tiago Silva Andrade, médico-veterinário, que há mais de 20 anos se dedica diariamente ao trato dos suínos. A história de Andrade se entrelaça com a suinocultura, desde o curso de Medicina Veterinária na Universidade Estadual do Ceará (UECE) até o início da parceria com a Granja Xerez (CE) que se estende desde 2006.

“Meu grande incentivador foi o Dr. José Nailton Bezerra Evangelista, professor da disciplina de suinocultura. Quando me formei comecei a gerenciar uma pequena granja de suínos com 150 matrizes, após um período de cinco meses, fui convidado a fazer parte da Granja Xerez, onde tive a oportunidade de crescer profissionalmente à frente da gestão da granja”, orgulha-se Tiago.

Em 2014 finalizou o mestrado e, em 2021, com o apoio dos proprietários da Granja, concluiu o doutorado. Atualmente, além de responsável Técnico da empresa, Tiago também leciona a disciplina de Suinocultura na UECE, mesma faculdade em que se formou em 2005.

A Granja Xerez pode ser considerada a maior granja do Norte e Nordeste do Brasil, é lá que Tiago tem o desafio de cuidar de um plantel de 3 mil matrizes distribuídas em três UPL’s, respondendo por toda a parte nutricional e sanitária, além da formação da equipe. “Em 2023 completei 17 anos à frente da granja, conseguindo levá-la, juntamente com toda a nossa equipe, a resultados expressivos, tais como figurar pelo segundo ano consecutivo entre as dez melhores granjas entre 500 e 1000 matrizes. Minha missão é levar o nome da suinocultura cearense e nordestina para todo Brasil”, diz.

A suinocultura é uma atividade dinâmica

Ao longo dessas duas décadas Andrade pode acompanhar mudanças significativas na evolução da genética suína. “Pude ver na prática todo o progresso que os animais da Topigs Norsvin passaram, desde a antiga C40 chegando a extraordinária TN70. A nutrição de precisão também evoluiu absurdamente, pois com essa evolução o suíno se tornou muito exigente”.

A parceria entre a Granja Xerez e a Topigs Norsvin dura mais de 20 anos. “A Topigs Norsvin é uma empresa que está na vanguarda da evolução genética no mundo, sua fêmea TN70 veio para mostrar que é possível trabalhar hiperprolificidade e vitalidade, resistência a doenças, rusticidade, GPD e Conversão Alimentar. Simplesmente uma máquina de produzir leitões de qualidade”, destaca o médico-veterinário.

Com todas essas mudanças na suinocultura se fez necessário também que o perfil da mão de obra mudasse, com profissionais mais proativos, capacitados e criativos, além de ter conhecimento em recursos humanos. O mercado exige a cada dia que passa que os profissionais procurem se qualificar para acompanhar todos esses avanços.

“A suinocultura é muito dinâmica o que a torna uma atividade em constante evolução em todos os quesitos, sejam eles em nutrição, genética, sanidade, manejo e ambiência.  A busca por novos conhecimentos e atualizações técnicas se faz necessária para que os profissionais consigam acompanhar tais mudanças”, explica o professor da UECE.

Ainda, segundo o professor, o que diferencia um profissional de suinocultura é seu amor pela tarefa. “O Amor a atividade a meu ver hoje é sem sombra de dúvidas o ponta pé inicial. O profissional em suinocultura precisa ser proativo, ter ambição em aprender e repassar novos conhecimentos. Sempre procurando evolução”.

Para aqueles profissionais que estão ingressando na atividade Andrade dá uma dica. “É preciso estar preparado para as dificuldades que encontrarão no campo. O estudo é essencial, a participação em congressos, palestras, cursos de especialização são de extrema importância para alcançar um nível de excelência”, finaliza.

Sobre a Topigs Norsvin

A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício.

Com uma produção de 15,1 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e eficiência total na alimentação.

Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 30 milhões de euros em P&D ao ano.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp