08/01/2024 às 16h56min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h00min

Em tempos de mudanças legislativas quais são os desafios da gestão tributária

As empresas precisam ter flexibilidade e ficarem atentas a todas as alterações para que consigam entender e aplicá-las assim que acontecem

Ricardo Montandon
Ricardo Montandon - CFO do Grupo Exodus.
Acervo Pessoal
 

Aproximadamente 95% das empresas no Brasil estão pagando impostos de forma inadequada, o que significa que a maioria dos empreendedores arca com uma carga tributária maior do que deveria. Essa conclusão é baseada em uma pesquisa conduzida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

 

Essa situação é principalmente resultado da complexidade da legislação tributária, tornando difícil a interpretação das práticas legislativas. Afinal, existem diferentes leis federais, estaduais, distritais e municipais relacionadas ao assunto, sem mencionar instruções normativas e jurisprudências, dentre outros aspectos.

 

É importante lembrar que desde 1988 foram criadas, alteradas ou até descartadas mais de 6 milhões de normas e instruções tributárias. É nesse contexto que a Reforma Tributária está sendo debatida atualmente no Congresso Nacional e está em análise no Senado Federal. “Cada alteração nas leis pode mexer com a forma como as empresas calculam e pagam impostos. Às vezes, uma mudança pequena pode significar uma diferença enorme na carga tributária. Então, temos que estar sempre atentos para não perder o fio da meada”, explica Ricardo Montandon - CFO do Grupo Exodus. 

 

Para se preparar para mudanças imprevistas na legislação tributária as instituições precisam ser flexíveis. “Tem que ter um bom planejamento, mas ser flexível para se adaptar rápido. E claro, ter uma equipe muito bem informada e preparada, que consiga entender e aplicar as mudanças assim que elas acontecem”, acrescenta o CFO do Grupo Exodus.

 

Sendo assim, o maior desafio que as empresas enfrentam é, sem dúvidas, acompanhar todas essas alterações. “São muitas leis, instruções, decisões judiciais. E ainda tem que interpretar tudo isso de forma correta, porque um erro pode custar caro. Sem contar que tem que estar sempre pensando em como essas mudanças vão impactar nos negócios da empresa”, destaca Ricardo.

 

Estratégias recomendadas para manter a conformidade tributária em meio a mudanças legislativas frequentes

 

"Minha principal recomendação é manter-se informado. Parece simples, mas com a quantidade de mudanças que acontecem, isso já é um grande desafio. Também é essencial ter processos bem estruturados e uma equipe qualificada. Ah, e usar a tecnologia a seu favor também ajuda bastante, como sistemas de gestão tributária que se atualizam automaticamente com as novas regras", conclui o especialista.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp