09/01/2024 às 09h50min - Atualizada em 09/01/2024 às 20h00min

Quer começar 2024 impulsionando o seu negócio? Serasa Experian explica como PMEs podem ajustar margem de lucro para o novo ano

Pequenos e médios empreendedores devem se atentar às previsões do mercado. Veja dicas do economista da companhia

Paula Melane
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Um novo ano se aproxima e, especialmente para os pequenos e médios empreendedores (PMEs), o período precisa ser de planejamento, tanto econômico como financeiro. Dentre os diversos fatores que necessitam de avaliação, a margem de lucro deve receber destaque, isso porque essa ferramenta é capaz de estimar a lucratividade mensal da empresa e, sendo assim, garantir sua viabilidade a longo prazo. Além disso, é por meio dessa análise que o empreendedor pode aumentar seus ganhos, controlar despesas, investir em novas ideias e até expandir seu negócio como um todo.

Sabemos que, a fim de obter lucro e otimizar sua receita, o empreendedor precisa primeiro adequar a precificação de seus produtos. Veja abaixo duas avaliações principais para isso:
  • Análise de mercado – Isto é, entender como os concorrentes estão agindo. Aqui você precisa responder algumas perguntas como: quais os preços que eles estão praticando? Quem é o público-alvo? Qual o volume mensal de vendas?
  • Demanda e oferta do setor – Aqui é necessário entender, frente ao mercado, como está a competitividade do produto ofertado. Há grande procura para o consumo? Existem muitas empresas ofertando? É possível criar um diferencial competitivo? Essas questões impactam a decisão para o preço final.  
Fique de olho: a economia do país também vai impactar o seu negócio

Ficar por dentro das variáveis econômicas brasileiras também é importante, já que elas são fatores que impactam diretamente os produtos e serviços comercializados, como nos preços dos insumos para produção, no recolhimento dos impostos e até memos no apetite de compra dos consumidores, além das decisões das empresas quanto à evolução dos seus investimentos produtivos.
 
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, pensando em algumas dessas variáveis, “para 2024, acreditamos que o Banco Central continuará reduzindo a taxa de juros, pois a inflação já está praticamente alcançando suas metas. Com a redução da Selic as renegociações de dívidas ficarão mais viáveis, o que tende a impulsionar o mercado de crédito e, sendo assim, o consumo, fazendo a roda da economia girar”.
 
Outros fatores, como a taxa de câmbio, o PIB e as decisões políticas, também devem ser observados constantemente pelos empreendedores para a tomada de decisão.

Como calcular a margem de lucro da sua empresa?

Primeiro, a diferença entre a margem de lucro bruta e a líquida precisa ser levada em consideração. Quando falamos da versão bruta, o cálculo leva em consideração apenas os gatos que envolvem a produção do item, além da receita. No entanto, na visão líquida, é preciso inserir na conta despesas administrativas, como o IPTU ou o aluguel, salário dos funcionários, entre outros. Dessa forma, o indicado é que se conheça os dois cenários para entender, de fato, qual a melhor precificação para o seu produto, o custo em manter seu negócio ativo e os ganhos reais que ele proporcionará ao longo do tempo.

Com as informações certas, os cálculos apesar de diferentes, são muito simples. Confira:
  • Cálculo da margem de lucro bruta Calcule o lucro bruto de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
  • Cálculo da margem de lucro líquidaCalcule o lucro líquido de sua empresa, divida ele pela receita atual e multiplique o resultado por 100.
Soluções da Serasa Experian para CNPJs
É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades. Acesse e fique por dentro
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp