03/01/2024 às 14h56min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h09min

O poder transformador da tecnologia na gestão tributária

Artigo escrito por Alessandra Almeida, Managing Director da Avalara

Graziele de Noronha Marronato
Divulgação
Na era digital, a gestão tributária evoluiu além de sua função tradicional de evitar multas e estar em conformidade com o Fisco, transformando-se em um tema  estratégico que capitaliza o poder da tecnologia para reunir dados valiosos, criar cenários diversos e estabelecer novas práticas.
 
A utilização eficiente dos dados representa uma das principais vantagens proporcionadas pela tecnologia na gestão tributária. Softwares avançados e ferramentas de automação capacitam as empresas a coletar dados em tempo real sobre transações financeiras, obrigações fiscais e status de conformidade. Esses dados, por sua vez, servem como alicerce para obter insights sobre a realidade tributária da empresa, identificar riscos potenciais e embasar decisões em tempo real.
 
A analogia dos dados como o "novo petróleo" remete à relevância dos dados . Da mesma forma que a inteligência artificial utiliza dados como seu combustível essencial, a área fiscal representa uma fonte inexplorada de dados estratégicos e relevantes para o negócio. Essa riqueza de informações pode ser explorada em diversas frentes, incluindo a otimização de processos, identificação de oportunidades de economia tributária, prevenção de riscos legais, o aprimoramento do compliance e do relacionamento com o Fisco. As novas ferramentas tecnológicas desempenham um papel fundamental nesse contexto, facilitando não apenas a coleta, mas também o tratamento eficiente desses dados. Ao incorporar tais tecnologias, extraem-se informações valiosas de maneira mais eficaz, transformando a análise de dados fiscais em uma ferramenta estratégica. 
 
Entretanto, é notável que, em geral, as empresas ainda estão nos estágios iniciais da análise, quando o pleno aproveitamento desse insumo relevante, que no cenário competitivo em que vivemos, poderia fazê-las sair na frente estrategicamente. Os dados fiscais não devem ser subestimados, ao contrário, devem ser encarados como um ativo valioso, capaz de impulsionar a tomada de decisões, aumentar a competitividade e contribuir para o sucesso a longo prazo.
 
O poder transformador da tecnologia na gestão tributária transcende as preocupações tradicionais de evitar multas e reduzir a equipe operacional. Ela capacita as empresas não apenas à otimização dos custos, mas a prosperar diante das complexidades tributárias na era digital atual. É uma ferramenta essencial que contribui significativamente para o sucesso holístico das organizações em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e orientado por resultados.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp