03/01/2024 às 16h25min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h08min

Letron lança primeira coleção de eletrônicos produzida com plástico 100% reciclado retirado dos oceanos

Marca do Grupo Leonora vai integrar linha de produtos com fones de ouvido e caixas de som, cuja produção reduz em 80% a emissão de carbono em relação ao plástico virgem; com lote inicial, marca já recolheu e tratou mais de 4 mil garrafas

Herika Mendes Gracindo Costa
Grupo Leonora
Engajados com as práticas ESG (Environmental, Social and Governance), a Letron – marca de eletrônicos do Grupo Leonora – dá um passo à frente na jornada da sustentabilidade e lança a primeira coleção de produtos eletrônicos feita com plástico 100% retirado dos oceanos, que integra a Coleção Ocean. Com o lote inicial, a marca já recolheu e tratou mais de 4 mil garrafas. Além disso, a produção desse material reduz em 80% a emissão de carbono se comparada à fabricação de produtos com plástico virgem. Quando acumulada na atmosfera, a substância acelera o efeito estufa, ocasionando mudanças climáticas.

Para colocar em prática a iniciativa pioneira no mercado, a Letron contou com o apoio da marca britânica Boompods, que tem parceria com o coletivo #tide. A organização recolhe as garrafas plásticas dos oceanos, limpa e depois comprime os resíduos para enviar à Swiss University, que transforma o plástico em matéria-prima para a confecção dos produtos.

Além do cuidado com o meio ambiente na fabricação desses itens, a embalagem também conta com redução do uso de tinta e é livre de plásticos, o que reforça todo o conceito da coleção. “Inclusive, já estamos mapeando novas oportunidades tanto em produtos quanto em logística e descarte dos equipamentos, incentivando à conscientização de toda a cadeia quando o assunto gira em torno de eletrônicos”, ressalta Andreia Both, Coordenadora de Produtos Letron.

Brasileiro pode gerar 16 kg de plástico por ano

A poluição plástica nos ecossistemas aquáticos cresceu consideravelmente nos últimos anos e deve dobrar até 2030, com consequências terríveis para a saúde, a economia, a biodiversidade e o clima.

Um estudo inédito, encomendado pelo Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, realizado em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), aponta que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16 kg de plásticos por ano. São 3,44 milhões de toneladas desse material que podem chegar ao oceano, ou seja, um terço da quantidade produzida no país a cada ano.

O levantamento também mostra que mais da metade dos municípios brasileiros podem deixar escapar 100 toneladas de resíduos plásticos por ano no oceano. Capitais e grandes cidades são as mais propensas para que isso ocorra. Zonas costeiras e os rios amazônicos também despontam como regiões de maior risco. De acordo com os cientistas, 67% desses plásticos chegam ao mar pelos rios.

Negócio em ascensão

Além da Letron, o Grupo Leonora também é detentor das marcas Leo&Leo, LeoArte e Jocar Office. Em 2022, atingiu o crescimento de 60% no faturamento em relação ao ano anterior e a marca de 12 mil clientes em todo o país. Ao levar para os consumidores produtos com qualidade e preço justo, é reconhecido ainda como um dos principais fornecedores do mercado de papelaria.

Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma holding empresarial em constante movimento rumo à expansão. Com 38 anos no mercado, é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra três frentes de negócios: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: www.grupoleonora.com.br ou @grupoleonora.

Informações à imprensa
NB Press Comunicação
Tel.: 55 11 99327-8510
E-mail: [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp