03/01/2024 às 13h48min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h04min

É possível treinar em dias muito quentes?

Para esses dias mais quentes é importante ter uma alimentação balanceada e evitar o uso de suplementos que acelerem o organismo.

Ricardo da Silva
https://www.instagram.com/amanda_neuronutricionista/
Divulgação
Uma vez que nosso cérebro é composto em 92% de água é necessário sempre se manter hidratado. É importante também manter uma alimentação balanceada, mais leve nesses dias mais quentes e evitar a ingestão de café, por ser um hiper estimulante.
Então, o que o atleta deve fazer para se prevenir, e melhorar seu rendimento nesses dias quentes e não deixar de treinar? A sugestão é treinar no início da manhã ou no final da tarde, quando o sol não está em seu “pico”. Exercitar-se em locais mais frescos próximos as árvores e se manter sempre hidratado, é uma ótima forma de se prevenir e melhorar seu rendimento em dias quentes. Uma dica interessante, é o uso de vaporizador nasal para ajudar a manter hidratada a mucosa nasal, assim se evita o sangramento, outro ponto é o uso de roupas mais leves e protetor solar.
Em dias de muito calor, as artérias e veias podem dilatar, o que pode ocasionar em fortes dores no corpo e enxaqueca. A queda no ritmo é gerada pela diminuição do fluxo sanguíneo, este que acaba prejudicando outras funções do corpo, tanto executivas quanto as cognitivas, que podem levar à uma sensação de fraqueza e desmaio.
Para esses dias mais quentes, é importante ter uma alimentação específica e evitar o uso de suplementos que acelerem o organismo. Para quem deseja um pré-treino que não seja prejudicial, suco de beterraba é uma excelente opção. Na verdade, deveria ser consumido com mais frequência e substituído pelo café, pois além de termogênico, ele é bem mais leve.
Praticada de maneira segura e com acompanhamento médico, a corrida auxilia na diminuição do estresse, contribui na redução da ansiedade, além de ajudar a em uma noite de sono tranquila e reparadora. O treino é fundamental para obter uma alta resistência. Porém, os momentos de lazer são necessários para o equilíbrio da saúde mental.

Amanda Ciaramicoli, psicanalista esportiva
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp