04/01/2024 às 10h42min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h04min

Voluntários do Sicoob UniCentro Br doam mais de 1800 horas em programa de benefício social

Para 2024, seu segundo ano de adesão ao projeto Voluntário transformador, a cooperativa financeira tem como meta dobrar o tempo dedicado à solidariedade

Kasane Comunicação Corporativa
Coordenadora de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicoob UniCentro Br, Sandra Gusmão (Crédito: Silvio Simões)
O voluntariado é um ato individual ou em grupo no qual tempo e trabalho são doados livremente em prol do bem-estar social ou de outros campos. Com base nessa perspectiva e com vistas às boas práticas de corporativismo pautadas pelo ESG (acrônimo de Enviromental, Social e Governance, em tradução livre: Meio Ambiente, Sociedade e Governança), o Sicoob UniCentro Br trabalha o Voluntário Transformador junto aos seus colaboradores. O programa tem como motivação a plena manifestação do sétimo princípio do cooperativismo – que é o interesse pela comunidade – e tem como proposta principal promover o bem-estar social por meio de programas e projetos da organização. Em 2023, foram quase duas mil horas dedicadas a essa tarefa pelos voluntários da cooperativa.

Para o superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicoob UniCentro Br, David Caldas, quando se é voluntário, assume-se um compromisso com a sociedade de levar justiça social por meio da solidariedade. “Por isso, nosso desafio para 2024 é chegar a pelo menos 100 voluntários e dobrarmos essas horas de entrega ao outro”, avalia. Até o momento, já foram capacitados 51 colaboradores para atuar em diversos projetos sociais que a cooperativa financeira lançará ao longo do ano. Dentre as participações já programadas, estão o Dia C – ou Dia de Cooperar, que é realizado no primeiro sábado do mês de julho, quando as cooperativas reúnem a comunidade para desenvolver ações sociais – e a distribuição de cestas básicas da campanha Cooperativa Solidária.

Resultados

Durante o ano de 2023, os colaboradores do Sicoob UniCentro Br dedicaram 1830 horas a diversas frentes de solidariedade, o que gerou como resultado a distribuição de 40 mil livros da coleção Financinhas – material desenvolvido pelo Sistema Sicoob com histórias infantis sobre finanças. Além disso, mais de 70 mil pessoas foram atingidas por meio de palestras sobre “Educação financeira, empreendedora e cooperativista” e cerca de quatro mil crianças foram impactadas com o voluntariado em parceira com a Secretaria da Educação do Estado de Goiás (Seduc) e com a Organização da Sociedade Civil (OSC), que promove empreendedorismo jovem, Junior Achivement Goiás, nas aplicações dos conteúdos sobre administração de carreiras, finanças pessoais e empreendedorismo.

Integrante do Voluntário Transformador, a colaboradora que atua na área de cadastros do Sicoob UniCentro Br, Marina Barbosa, conta que aprendeu sobre a importância do voluntariado ao participar de um Workshop promovido pela cooperativa, que acendeu nela o entendimento sobre a essência dos princípios do cooperativismo. “Minhas expectativas para 2024 são de entusiasmo para que possamos alcançar muitas pessoas com as ações sociais e disseminar o que foi aprendido e que borbulha em nós, bem como, que seja um ano com um alcance ainda maior do que em 2023 no dia C e em todas as outras ações propostas pela cooperativa para que o ato de fazer o bem ecoe mais longe”, pontua.

Sobre o Sicoob UniCentro Br

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 31 anos, administra mais de 7 bilhões de ativos e conta com mais de 116 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp