03/01/2024 às 15h56min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h01min

Dia da Gratidão: Saiba a importância da gratidão para ter um 2024 com muitas conquistas

Gabi Frantz, especialista em meditação, relata que a gratidão estimula determinadas regiões cerebrais vinculadas à felicidade, trazendo bem-estar e atraindo mais realizações

Comunicação Conectada
Banco de imagem canva

A gratidão vai além de simplesmente reconhecer as coisas boas que nos acontecem. É um estado de espírito, uma atitude que molda a maneira como enfrentamos os altos e baixos da vida. Quando cultivamos a gratidão, abrimos as portas para uma série de benefícios que permeiam todas as áreas de nossas vidas. Posto isto, o dia 6 de janeiro foi constituído como o Dia Nacional da Gratidão para ressaltar a importância dessa prática.

Conforme relata Gabriela Frantz, especialista em meditação com mais de 30 cursos voltados à área, quando cultivamos a intenção de agradecer, mesmo frente às adversidades, naturalmente nos conectamos com as coisas boas que a vida proporciona. Ao acionar esta perspectiva mais positiva, torna-se mais fácil enxergar todo o aprendizado que as situações difíceis trazem.

“A intencionalidade no agradecer nos conecta com coisas positivas, uma vez que passamos da esfera da reclamação para a de gratidão. Este ciclo vicioso, em que somente enxergamos o lado ruim das coisas, pode trazer sentimentos de não merecimento ou de comiseração. A partir do momento que rompemos com este hábito e praticamos a gratidão, aumentamos a nossa autoestima e nos ligamos a vibrações mais elevadas”, relata Frantz.

Para exemplificar os impactos da gratidão no nosso organismo, a especialista cita a Escala de Hawkins, um estudo que avalia as vibrações energéticas do paciente a partir de um teste muscular, visando estabelecer a conexão da mente com o corpo. Dessa maneira, é possível avaliar os desequilíbrios físicos e emocionais dos pacientes. Segundo Gabi, a gratidão é a vibração mais elevada, resultando na expansão da consciência.

“A gratidão estimula determinadas regiões cerebrais vinculadas à felicidade que, juntamente com pensamentos elevados e vibrações positivas, gera uma sensação de bem-estar”, explica a especialista. “Ou seja, psicologicamente uma modificação acontece, porque através da mudança de todas as dimensões do meu ser, ocorre uma transformação na percepção da realidade, tornando-a mais positiva”.    

Segunda Frantz, geralmente quando pensamos em gratidão, pensamos em agradecer à vida, a Deus e às pessoas que estão ao nosso redor. “No entanto, também devemos agradecer a nós mesmos, pois é uma forma de reconhecermos e valorizar o nosso ser”, ressalta Gabi Frantz.

Construindo bases sólidas para um Ano Novo de realizações e crescimento pessoal

No contexto do início de ano, a prática da gratidão ganha ainda mais relevância. Para Gabriela, ter um sentimento grato faz parte de uma construção de um Ano Novo cheio de conquistas e de realizações de um crescimento pessoal. Pensando nisso, a especialista elencou algumas práticas para se tornar mais grato em 2024:

  1. Reserve alguns minutos todos os dias para anotar pelo menos três coisas pelas quais você é grato;
  2. Reflita sobre experiências positivas, conquistas, relacionamentos ou até mesmo pequenos momentos que trouxeram alegria;
  3. Desenvolva a capacidade de notar e apreciar as pequenas alegrias da vida cotidiana, como um belo pôr do sol, uma refeição saborosa ou um sorriso sincero;
  4. Não deixe de expressar sua gratidão às pessoas que têm um papel significativo em sua vida;
  5. Seja grato por você;
  6. Encare os desafios como oportunidades de crescimento e aprendizado;
  7. Reflita sobre as lições aprendidas em situações difíceis e agradeça pelas experiências que contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal.

Por fim, Gabi traz uma reflexão sobre a gratidão para o ano novo: “Nesta virada de ano, use a gratidão para entender e agradecer quem você foi neste ano e por tudo que superou. No entanto, é importante nos libertarmos desse eu do passado para dar espaço a quem desejamos ser, com todo o nosso potencial, força e luz”, conclui a especialista.

 

Sobre Gabi Frantz

Conheceu a meditação aos 15 anos, e ao notar as mudanças que a prática trazia para sua vida, decidiu se aprofundar ainda mais nesse mundo. Atualmente seu currículo conta com mais de 30 cursos voltados para a área e está finalizando seu PhD em Medicina Natural pela Quantum University.

Em 2003, criou seu primeiro grupo de meditação guiada, que hoje conta com mais de 2.500 participantes todos os dias. Mestre em meditação, possui perfil ativo no Instagram, que hoje, conta com mais de 100 mil seguidores, além disso é dona do canal no YouTube “Meditar com vc”, que tem mais de 80,5 mil inscritos, e do site meditar.com.vc, que oferece cursos gratuitos  de meditação.

Acesse:

https://meditar.com.vc/

https://www.instagram.com/meditar.com.vc/

https://www.linkedin.com/in/gabifrantz/


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp