03/01/2024 às 21h20min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h01min

História tristes de quem tenta entrar ilegalmente no EUA

Anelise Lopes - SK Comunica
Bf.Samantha di Khali Comunica

Uma mãe que fugiu do seu país natal com dois filhos depois de um deles ter sido raptado; uma mulher que foi obrigada a despir-se dentro de um ônibus por ladrões à procura de dinheiro; uma ativista que ficou desempregada por ter se manifestado contra o governo do seu país: Estas são algumas das histórias das dezenas de imigrantes que chegaram ao Texas nas últimas semanas de 2023. Apenas em dezembro as autoridades federais registraram uma média de mais de 9.600 entradas de imigrantes ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos em sete dias.

Sem números precisos, há também aqueles que tentam chegar aos Estados Unidos e não conseguem, e ficam pelo caminho, sem vida e muitas vezes nem são encontrados, como acontece pelos desertos ou pelo Rio Grande que separam o México dos Estados Unidos.

A administração Biden tem lidado com um grande número de travessias que sobrecarregam os recursos locais, estaduais e federais há várias semanas na fronteira dos Estados Unidos.

A maioria dos imigrantes entram com pedido de asilo quando chegam aos Estados Unidos. No entanto, por causa da alta demanda, a demora para obtê-lo pode chegar a mais de 6 anos.

Nitidamente a procura pelos Estados Unidos só aumenta e para isso, pessoas continuam a enfrentar desafios, perigos, sofrimentos, angústias e pondo em risco suas vidas para chegar a uma terra onde acreditam ter uma “vida melhor”.

A advogada Ingrid Domingues McConville, com mais de 28 anos de experiência em imigração, já esteve na fronteira dos Estados Unidos com o México e constatou as angústias e a vulnerabilidade que é estar naquela situação. Por isso ela aconselha para que não arrisquem uma travessia tão perigosa e tentem sempre o caminho da lei. Mesmo quando um caso é negado ou não qualificado, há como se preparar para conseguir, acrescenta a advogada.

Se a imigração considerar um caso negado, é possível recorrer da decisão. O requerente pode apresentar uma petição para reconsiderar ou reabrir o caso. Estas duas opções são frequentemente confundidas como a mesma ação. As petições de reconsideração são exclusivamente de natureza jurídica e requerem argumentos bem fundamentados. As petições de reabertura podem ser apresentadas em resposta a novas provas ou circunstâncias alteradas. Ambos os processos são complicados, por isso é melhor procurar a ajuda e o apoio de um advogado de imigração.

Obtenha mais informações como você pode buscar caminhos legais para imigração: @dmvisalaw


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp