03/01/2024 às 18h35min - Atualizada em 04/01/2024 às 16h00min

Investing.com: “Vimos um Fed determinado a declarar vitória na luta contra a inflação”

Foi divulgada nesta quarta (3) a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve. Aqui vai o comentário do editor principal da seção de Opinião e Análise do Investing.com, Thomas Monteiro, sobre o documento

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com
A ata do Fed saiu um pouco mais pacífica do que o mercado previa. Com toda a expectativa a girar em torno de um grande pivô na política económica, esperávamos que os membros do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) apresentassem um tom mais sóbrio, controlando assim as expectativas do mercado.
Contudo, o que vimos foi um Fed determinado a declarar vitória na luta contra a inflação, apesar de permanecermos longe da meta de inflação de 2% ao ano da própria autoridade monetária.
Neste contexto, a maior preocupação do comitê é claramente evitar uma recessão, o que é um excelente presságio para os ativos de risco. Obviamente, tal postura já estava precificada, por isso o mercado permaneceu pouco alterado após a divulgação.
Ainda assim, embora não seja explicitamente declarado, penso que isto indica que é quase certo que veremos um corte nas taxas já na reunião de março.
Isso provocará uma nova recuperação nas ações? Dificilmente, uma vez que a maioria dos cortes já está precificada. Os investidores devem agora concentrar-se em fatores fundamentais, tais como lucros e indicadores econômicos gerais (ou seja, relatório de emprego, gastos dos consumidores)”.

Sobre Thomas Monteiro:
Thomas Monteiro é o editor principal da seção de Opinião e Análise do Investing.com. Nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte, Monteiro trabalhou em diferentes mercados nos Estados Unidos, Europa e América Latina.
Ele tem Ph.D. em Sociologia e MBA em economia, tendo aulas com Robert Schiller e Perry Mehrling. Suas principais áreas de interesse são a comportamental e macroeconomia. Monteiro também é um investidor de longo prazo e um trader de curto prazo quando as condições são favoráveis.
Perfil: https://br.investing.com/members/contributors/235020313
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp