02/01/2024 às 11h05min - Atualizada em 03/01/2024 às 00h10min

CSN Cimentos avança para segunda fase de projeto que fortalece ONGs na região do Litoral Sul Paraibano

Parceria com a Prefeitura de Caaporã e a Agro Industrial Tabu promove capacitação de membros de 30 organizações da sociedade civil de Caaporã e regiões estratégicas de Pitimbu

Weber Shandwick
Divulgação / CSN Cimentos
A CSN Cimentos, em parceria com a Agro Industrial Tabu e a Prefeitura de Caaporã, deu início em novembro à segunda etapa do “Desenvolvendo OrganizAções”, projeto que visa estruturar e fortalecer 30 organizações sem fins lucrativos das cidades paraibanas de Caaporã e Pitimbu. Nesse novo momento, que inclui nove encontros presenciais, totalizando 54 horas de capacitação gratuita, está em curso a formação gerencial das ONGs. Durante esses encontros, os participantes recebem orientação em áreas-chave para aprimorar seus processos, ampliando, assim, o alcance de suas atividades.
 
“O avanço para a segunda fase do projeto 'Desenvolvendo OrganizAções' reflete a nossa dedicação contínua para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que atuamos. Nesta etapa, estamos concentrando nossos esforços na capacitação dos membros das ONGs locais, visando não apenas estruturar suas operações, mas também capacitar essas pessoas para que se tornem multiplicadores e agentes de transformação em seus municípios”, ressalta Anderson Silva, Gerente Geral da fábrica de Caaporã da CSN Cimentos. 
 
Ministrados pela consultoria contratada, Avox Social e Tecnologia, os módulos abordam temas, conforme calendário abaixo: 
Módulo Data Carga horária (hs)
Módulo 01: Introdução as Organizações da Sociedade Civil – OSC’s Novembro/23 6
Módulo 02: Gestão e Planejamento Estratégico em OSC’s Novembro/23 6
Módulo 03: Elaboração de Projetos Novembro/23 6
Módulo 04: Captação de recursos financeiros Dezembro/23 6
Módulo 05: Sustentabilidade financeira e contábil Dezembro/23 6
Modulo 06: Comunicação, marketing e engajamento no 3º Setor 06/01/2024 6
Modulo 07: Desenvolvimento Sustentável e Liderança 20/01/2024 6
Módulo 08: Associativismo e Cooperativismo com foco na Economia Solidária 03/02/2024 6
Módulo 09: Empreendedorismo Social 17/02/2024 6
 
Ao término do último módulo, previsto para acontecer em fevereiro deste ano, os alunos concluintes e seus familiares participarão de uma cerimônia de formatura para receber os certificados. Além disso, após as 54 horas de capacitação, dez organizações selecionadas contarão ainda com mentoria de gestão e contábil por três meses.
 

“Acreditamos que o ‘Projeto Desenvolvendo OrganizAções’ terá um impacto direto no progresso socioeconômico de Caaporã, especialmente ao fomentar o crescimento de cooperativas, iniciativas promissoras dentro do nosso território. Nossa expectativa é que, com a regularização e a capacitação, as ONGs participantes estejam aptas a captar recursos e implementar projetos transformadores na região. Essa parceria evidencia que a sinergia entre o poder público e a iniciativa privada é essencial para desenvolver a comunidade e promover qualidade de vida para os cidadãos”, destaca Kiko Monteiro, Prefeito do município de Caaporã. 
 

Aprendizado
Os membros das organizações participantes reconhecem a importância da capacitação para o progresso de suas instituições. Josineide Guedes, vice-presidente da Associação das Marisqueiras de Acaú (AMA), afirma que a jornada de aprendizado está sendo muito enriquecedora: “Os professores são excelentes, e o nível de qualidade das aulas é impressionante. Mal posso esperar para compartilhar o conhecimento que estou adquirindo com as mulheres marisqueiras da minha comunidade!”. Já Diego Cunha, representante da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Caaporã (COOCCAP), acredita que a trilha de estudos abrirá portas para novas parcerias: “Com as informações que estamos tendo acesso, teremos condições de estabelecer novas parcerias e, assim, expandir ainda mais nossas atividades, que beneficiam não apenas as famílias dos catadores associados, mas também a natureza local da região de Caaporã”, explica Cunha.
 

Idealizado com base na necessidade de organizar e regularizar ONGs de Caaporã e regiões estratégicas de Pitimbu, o programa oferece suporte abrangente para que as entidades selecionadas sejam devidamente legalizadas e possam atender a demandas da população de modo mais eficiente. Na fase inicial do projeto, foram conduzidos estudos abrangentes para identificar o perfil das ONGs da região. O objetivo era obter uma compreensão completa do cenário local, permitindo a implementação de estratégias mais eficazes no fortalecimento e desenvolvimento das organizações participantes. Para tal, foram realizadas uma pesquisa de campo, com coleta de dados primários, e a análise de fontes secundárias, como IBGE, CADUNICO, SUAS e SUS. O resultado foi um diagnóstico minucioso das instituições, o que estabeleceu uma base sólida para as fases subsequentes do projeto.
 

Para Elaine Mendes, Analista de Qualidade da Agro Industrial Tabu, o programa proporciona aos membros das organizações acesso a um leque de possibilidades: “É uma honra para nós, da Tabu, contribuir para este momento de compartilhamento de conhecimento. Acreditamos que, ao capacitar essas pessoas, estamos abrindo portas para um mundo de oportunidades”, finaliza a especialista. 
 
Grupo CSN
Um dos mais eficientes complexos siderúrgicos integrados do mundo, a CSN atua com destaque em cinco setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia. Com uma gestão firme e inovadora, um Grupo que acredita na força empreendedora nacional e no potencial de competitividade brasileiro. Multinacional com orgulho de ser brasileira, a empresa acredita e investe no país. Com a força do trabalho de seus mais de 30 mil colaboradores, enfrenta com sucesso os desafios da economia globalizada. O Grupo CSN tem uma visão de sustentabilidade que aumenta a eficiência dos processos industriais e estabelece ganhos com a economia, trazendo benefícios para todos os envolvidos nessa cadeia de geração de valor. A empresa tem uma gestão focada no desenvolvimento de suas equipes e na convivência harmônica com as comunidades nas cidades onde opera, no Brasil e no exterior.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp