29/12/2023 às 18h10min - Atualizada em 03/01/2024 às 00h02min

Ano Novo, problemas antigos: Psicólogo explica porque réveillon mexe com tantas pessoas

Alexander Bez fala como lidar com a ansiedade de não ter alcançado as metas do ano anterior

Márcia Stival Assessoria
Márcia Stival Assessoria
Divulgação
Dezembro é mês que traz duas datas especiais e faz com que as pessoas fiquem bem reflexivas. Natal e Ano Novo não são apenas dias de grandes comemorações, mas um período que traz reflexões, sentimentos e sensações, pois quando se percebe que algumas metas não foram alcançadas, o que pode desencadear alguns transtornos. 

Segundo o psicólogo Alexander Bez, especialista em Ansiedade, Síndrome do Pânico e Saúde Metal, pela Universidade da Califórnia (UCLA), a famosa “síndrome de fim de ano” pode parecer bobagem para algumas pessoas, porém ao finalizar um ciclo podem sim trazer sintomas como ansiedade, insônia, depressão, entre outros. 

“É comum que os principais motivos relacionados a esses casos seja quando o âmbito econômico e profissional se encontra fragmentado ou até mesmo por relembrar certas situações, reviver um luto seja ele um fim de relacionamento recente ou a partida de alguém especial. E sim, qualquer pessoa pode ser afetada pela ‘síndrome de fim de ano’”, explica.

De acordo com ele, existem algumas dicas para ajudar a controlar esse tipo de situação:

1 – Buscar estratégias que possam descolar a ansiedade, procurando novas perspectivas e o lado positivo das coisas.

2 – Se conectar consigo, analisando o porque algumas coisas não deram certo e entender como um aprendizado para não fazer novamente, assim recomeçar de uma forma diferente e acreditando em si. 

3 – Procure se movimentar mais, novos hábitos como praticar yoga, pilates, natação, academia, sair para dançar, fazer viagens. Assim, deixa também a vida social mais ativa.

5 – Não se cobre, procure entender que existe limites e tudo tem o tempo certo. A vida é como uma montanha russa e exige muita calma e cautela. 

6 – Tente não pensar demais, busque sempre se manter ativo, leia um livro, coloque uma música, tente entender o que você gosta de fazer, o que te anima.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp