27/12/2023 às 11h02min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h10min

Mais medidas para conter e despachar imigrantes indocumentados dos Estados Unidos.

Aperta o cerco aos imigrantes que se encontram ilegalmente nos Estados Unidos

Samantha di Khali Comunica
Divulgação
A opinião dos americanos se divide cada vez mais sobre imigrantes nos Estados Unidos. Mas o fato é que os estados estão criando leis para mantê-los fora da América. Depois da Flórida, o Texas criou uma lei que permitirá a polícia prender imigrantes que cruzam ilegalmente a fronteira entre os Estados Unidos e México, e dará aos juízes locais autoridade para ordenar que deixem o país.
A polêmica lei já foi sancionada pelo governador republicano Greg Abbot e entra em vigor em março de 2024. Agindo rapidamente, grupos de direitos civis e um condado fronteiriço do Texas entraram com uma ação que busca impedir que a medida entrasse em vigor, considerando-a inconstitucional. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, também criticou a lei do Texas, mas não disse se o Departamento de Justiça a contestaria.
Para entender melhor: as autoridades locais poderão solicitar os documentos de qualquer pessoa em qualquer parte do estado. O imigrante que não tiver o visto pode ser detido e deportado para o seu país de origem. Porém, a lei não pode ser aplicada a pessoas as quais foram concedido asilo ou que estão inscritas no programa DACA – programa que concede visto de estadia e trabalho para quem chegou ilegalmente criança aos Estados Unidos.
Nos últimos anos foram realizadas 2,05 milhões de detenções na fronteira dos Estados Unidos e Texas.
Assim como acontece na Flórida (com 70% população latina), o estado do Texas tem uma grande população latina (em torno de 45%). Há brasileiros no Texas, mas a maioria se encontra na Florida, Massachussets e New York.
Diante deste quadro, onde a tão polêmica questão de imigração vem se arrastando por anos sem solução, cada vez mais se aperta o cerco aos imigrantes que se encontram ilegalmente nos Estados Unidos, afirma a advogada Ingrid Domingues McConville. A Dra, ainda reforça  “Nunca deve ser uma opção cruzar a fronteira ilegalmente.” Os caminhos para imigrar legalmente são amplos, acrescenta a advogada com mais de 28 anos de experiência em imigração nos Estados Unidos.
A maioria dos vistos concedidos a brasileiros têm base em vínculos familiares ou destinados a profissionais com habilidades excepcionais e extraordinárias, além de trabalhadores qualificados. A Flórida é o estado com mais brasileiros com Green Card e segundo pesquisa, os Estados Unidos abrigam a maior comunidade de brasileiros no exterior.
Obtenha mais informações como você pode buscar caminhos para imigração: @dmvisalaw
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp