28/12/2023 às 10h52min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h10min

Bureau Veritas audita programa pioneiro da Bayer de mensuração de pegada de carbono na produção de soja

Serviço inédito no mercado realiza a medição desde a produção dos insumos agrícolas até a comercialização e impulsiona práticas sustentáveis no setor agrícola

Assessoria de Imprensa
Bureau Veritas

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), é responsável por auditar o PRO Carbono Commodities, programa pioneiro da Bayer de mensuração da pegada de carbono na produção de soja no Brasil. A Bayer e Embrapa desenvolveram uma calculadora, adaptada para climas tropicais, para calcular a pegada de carbono em todas as etapas da cadeia produtiva. “Produzir mais com menos, enquanto regeneramos mais”, é a  visão da Bayer para a agricultura. O objetivo é proporcionar maior transparência e sustentabilidade na produção de insumos agrícolas, quantificando e garantindo rastreabilidade de todo o processo, desde a utilização de insumos como  sementes e fertilizantes, consumo de combustível nas operações do campo e de logistica até a entrega para  traders, convertendo cada contribuição para CO2 equivalente.

“Minimizar os efeitos do aquecimento global e ser mais sustentável são demandas que estão cada vez mais atreladas a todos os setores, principalmente o agro. A tendência é que as empresas deem preferência para fornecedores que tenham o mínimo de emissão de carbono possível alinhados com as tecnologias desenvolvidas que são essenciais para auditar o programa PRO Carbono Commodities e garantir a eficácia da mensuração”, afirma Andressa Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.

O programa da Bayer mensura a pegada de carbono e garante rastreabilidade de todo o processo de produção do grão além de propor planos de intervenção com ações que ajudam a diminuir a emissão de carbono, ao mesmo tempo em que contribui para a restauração das áreas de cultivo. As calculadoras que existem atualmente foram desenvolvidas para climas temperados, o novo programa inova ao capturar grande parte dos dados primários de maneira automatizada, através de soluções digitais, revelando que as emissões médias de CO2 dos produtores participantes são menores do que a média da pegada brasileira reportada em bases internacionais. Segundo Andressa, o diferencial da calculadora desenvolvida pela Bayer e Embrapa é levar em consideração as diferenças da agricultura praticada em áreas tropicais como o Brasil, considerando por exemplo o comportamento do solo, tipos de manejo, culturas e número de safras no ano, ao invés de se basear em referências de clima e solo da Europa e EUA que não condizem com a nossa realidade.

Inicialmente aplicada à soja, a metodologia tem potencial para também ser expandida para outras culturas. A base do cálculo é semelhante para as commodities, porém cada cultura tem necessidades diferentes e especificidades, logo, todo o processo é adaptável.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 5,7 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo mais de 6 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp