28/12/2023 às 14h43min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h10min

Chefs ensinam a preparar deliciosas receitas para festas de fim de ano

Profissionais também dão dicas de como deixar a ave natalina mais suculenta

Da Redação
Freepik

O fim de ano é marcado pelas festas e confraternizações. Também já é tradição preparar ceias natalinas ou para a virada de ano. Algumas receitas já são clássicas para a época. Mas, afinal, qual o segredo para deixar aquela ave natalina suculenta ou fazer um prato que agrade o paladar dos convidados? Chefs e restauratrice de Brasília dão dicas e ensinam a preparar receitas saborosas.

 

Para o chef Gabriel Bla’s, do Bla’s Cozinha de Culturas (406 Norte), é sempre um risco deixar o peru seco. “Meu segredo é colocar meia laranja, meia cebola, ervas frescas e outros vegetais aromáticos, como alho poró e pedaços de pimentões, além de acrescentar cubos de manteiga congelados dentro da pele e da carne da ave, preferencialmente no peito, para que não fique ressecado”, sugere. Gabriel explica que o tempo também é muito importante. “Observe o tempo de cocção. Geralmente, indico 20 minutos por cada kilo”, diz.

 

O chef Matheus Camargo, do Horta Cozinha Criativa (202 Sul), também aposta nas dicas e acrescenta: “Faça uma marinada líquida e deixe virar a noite na geladeira. Ao levar para o forno, cubra o peito com papel alumínio nos primeiros 30-45 minutos e depois retire”. O profissional aconselha ainda usar a própria gordura da ave durante o preparo. “A cada 15-20 minutos, é importante regar a ave com a gordura que vai para o fundo da assadeira. Para saber a hora certa de retirar, fure na junta da sobrecoxa, que é a parte que mais demora para chegar ao ponto. Se o líquido sair sem sangue, ela está pronta”, conta. 

 

Para finalizar, outra dica de ouro: descansar no mínimo metade do tempo que ficou no forno, para os sucos voltarem para as extremidades. “Se você cortar antes, ela vai perder muito do seu suco e vai ficar seca”, conclui Matheus. Confira abaixo receitas para as celebrações de fim de ano:



 

Ave natalina, por chef Gabriel Bla’s (Bla’s Cozinha de Culturas)

 

Ingredientes: 

 

1 ave grande

 

1 cebola inteira descascada

 

1 cabeça de alho

 

1 pedaço de pimentão vermelho

 

1 pedaço pequeno de alho poró

 

1 ramo de alecrim

 

1 ramo de salsa

 

1 ramo de tomilho

 

3 unidades de folhas de louro

 

200 gramas de manteiga congelada

 

Sal a gosto

 

Pimenta do reino a gosto

 

Páprica doce



 

Modo de preparo: 

 

Com a ave descongelada, encha a cavidade com a cebola cortada em quatro partes, uma cabeça de alho cortada ao meio, alho poró, pimentão, folhas de louro e todas as ervas aromáticas. Adicione também sal, pimenta do reino e páprica doce em seu interior. Os vegetais irão adicionar aromas maravilhosos à carne da ave.


Corte a manteiga em cubos, deixe congelada e adicione os cubos por dentro da pele da ave, entre a carne e a pele. Espalhe bem. Esses cubos de manteiga congelados irão derreter e molhar a carne da ave. Sugestão: respeite o tempo de cozimento, tendo como referência o tempo de 20 minutos por kg de ave.

 

 

 

Salpicão de chester, por chef Matheus Camargo (Horta Cozinha Criativa)


Ingredientes: 

 

1 Chester

 

400ml de vinho branco;

 

800ml de caldo de legumes;

 

300g de cenoura;

 

300g de alho-poró;

 

200g de cebola;

 

50g de alho;

 

5g de tomilho;

 

5g de alecrim;

 

1 folha de louro;

 

300g de bacon;

 

500g de maionese;

 

1kg de requeijão sem amido;

 

10g alho;

 

50g milho verde;

 

100g ervilha congelada;

 

40g de salsão;

 

100g de uva passa branca;

 

500g de batata palha; e

 

1 maço de salsa.



 

Modo de preparo:

 

Corte o chester em quatro partes e tempere com sal, pimenta, azeite, ervas, alho e 100ml de vinho branco. Deixe marinando por 12 horas. Refogue o Chester em uma panela grande, retire e acrescente a cebola e o alho-poró cortados em pedaços grandes, cenoura em rodelas, e as ervas frescas. Refogue por 5 minutos.  

 

Acrescente o vinho branco e o fundo de legumes. Coloque o Chester. Tempere o caldo à gosto. Passe para uma forma, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 3 horas a 160°C ou até que fique pronto. 

 

Coe e reserve o caldo.  Desfie o Chester. Em uma panela separada, refogue o bacon, cebola, alho, cenoura (todos em pedaços bem pequenos), o milho (sem a espiga) e a ervilha congelada. Acrescente o chester desfiado e vá adicionando o caldo aos poucos (para umedecer o Chester). Reserve.

 

Em um pote, acrescente a maionese, o requeijão, e a maçã verde cortada em cubos, e a marinada com limão, a uva passa branca, o talo de salsão cortado em cubos pequenos, o Chester e a salsa picada. Coloque em uma travessa,  e cubra com batata palha. Agora é só servir.  



 

Bacalhau com natas, por chef Romão Olinda (Olinda Bar e Restaurante)

 

Ingredientes:

 

3 lombos de bacalhau dessalgados

 

750ml de leite

 

20ml de azeite de oliva

 

1 cebola grande em cubinhos 

 

1 colher (sopa) de alho picado

 

500 g de batatas sem casca em cubos pequenos fritas (200g depois de fritas)

 

200 ml de nata (ou 500 ml de creme de leite fresco)

 

Sal, pimenta-do-reino e salsa picadinha a gosto

 

Parmesão ralado para polvilhar



 

Modo de Preparo: 

 

Cozinhe o bacalhau no leite por 10 minutos. Reserve o leite e desfie a carne em lascas, retirando a pele e as espinhas. Reserve. Aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. 

 

Junte o bacalhau, a batata frita, a nata e o leite reservado e cozinhe por uns 15 minutos ou até obter um creme. Ajuste o sal, tempere com pimenta-do-reino e salsinha a gosto e transfira para um refratário. Polvilhe parmesão a gosto e leve ao forno médio pré-aquecido (200 °C) por 15 minutos ou até gratinar. 



 

Rabanada com restos de panetone, pela restauratrice Mariana Miranda (Don Romano)

 

Ingredientes: 

 

Restos de panetone 

 

2 ovos 

 

½ de xícara de leite 

 

2 colheres de leite condensado 

 

Para polvilhar: açúcar e canela. 



 

Modo de preparo: 

 

Corte o panetone com dois dedos de espessura. Em uma tigela, adicione os ovos, leite e leite condensado e bata até ficar uma mistura homogênea. Aqueça uma frigideira ou uma panela com manteiga. Molhe as fatias de panetone na mistura de ovos, leite e leite condensado e frite até dourar dos dois lados. Não esqueça de escorrer em papel toalha, polvilhe com a mistura de açúcar e canela. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp