27/12/2023 às 18h43min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h09min

Retrospectiva 2023: WhatsApp revoluciona a experiência do cliente em tempo real

Aplicativo da Meta se consolida como canal favorito de contato entre empresas e cliente e se torna uma poderosa ferramenta de negócios

Evelyn Spada
Divulgação

O WhatsApp, líder global em mensagens instantâneas, tem se destacado como um catalisador na revolução da experiência do cliente e nas interações em tempo real. À medida que acompanhamos os avanços desta plataforma, é evidente que suas funcionalidades moldam cada vez mais as comunicações comerciais.

Dados do CX Trends 2023, mostram que 61% dos consumidores preferem utilizar esse aplicativo para conversar com uma empresa, enquanto 67% confiam ou têm plena confiança no canal quando o assunto é realizar uma compra pelo app. Rodrigo Ricco, fundador da Octadesk, afirma que ao longo dos anos, o WhatsApp deixou de ser apenas um canal de mensagens e, graças às inovações introduzidas pela Meta, tornou-se uma verdadeira plataforma de negócios. “Presente em 99% dos celulares em operação no Brasil, o WhatsApp é um forte aliado para as empresas, já que o consumidor se mostrou muito satisfeito com as conveniências em conversar com as empresas pelo canal. No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial da plataforma, é essencial conhecer todas as possibilidades e recursos disponíveis para alavancar as vendas e proporcionar uma experiência de compra envolvente”, afirma.

No começo de 2023, o WhatsApp lançou no Brasil o recurso de Comunidades, uma funcionalidade capaz de criar grupos maiores de discussões e mais organizados. Com o intuito de auxiliar empresas de diversos segmentos, incluindo instituições de ensino e lojas virtuais, as Comunidades chegaram para estreitar o relacionamento e impulsionar os negócios de maneira estratégica. “Não importa o seu nicho e se você comercializa para consumidor final ou para outras empresas. Você precisa criar conexões genuínas. E este recurso é uma maneira poderosa de impulsionar os negócios e ainda obter insights sobre as preferências dos consumidores”, relembra o especialista. 

Outro avanço foi em relação ao chat-commerce, uma funcionalidade que mantém todo o processo de pesquisa, interação e compra dentro do WhatsApp. “Dessa maneira, as empresas conseguem entregar uma experiência mais fluida e fácil para o público, aumentando as chances de conversão das interações em vendas. Com essa função, o cliente consegue acessar o catálogo de produtos disponíveis, inserir os itens escolhidos no carrinho de compras e finalizar a venda com o link, tudo dentro do app”, explica.

Ao longo deste ano, a Meta também apostou no lançamento do Flows, um recurso inovador que capacita a criação de interações mais robustas para clientes por meio da versão Business. “Com essa possibilidade, as empresas podem fornecer uma variedade de produtos e serviços que vão desde a conveniência de selecionar um assento no avião até solicitar uma refeição ou marcar um horário, tudo isso mantendo uma conversa contínua. Além disso, o Flows permite criar um menu customizado para atender as necessidades específicas de cada negócio, oferecendo uma comunicação muito mais personalizada”, finaliza Ricco.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp