27/12/2023 às 15h03min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h04min

Festas de final de ano exigem atenção redobrada com a segurança

Para a Prosegur Research, é fundamental que as organizações adotem uma abordagem holística e multidisciplinar na gestão de segurança durante o período

Taynara Duarte
Crédito: Logo Prosegur
 

São Paulo, 27 de dezembro de 2023 - A temporada de festas de fim de ano, conhecida pelo aumento no consumo de bebidas alcoólicas e grande movimentação de pessoas em locais públicos e privados, apresenta desafios peculiares no quesito segurança. O período amplia a exposição de empresas e consumidores a riscos, com aumento de crimes e outras situações de perigo que podem ser antecipadas para mitigar os danos causados. 

 

Pensando nisso, a Prosegur Reseach, referência no setor de segurança privada, elencou os principais riscos à segurança física, ambiental, digital e sociopolítica que exigem atenção das empresas nesta época do ano:

 

Segurança Física e Ambiental

 
  • Gestão de multidões: Grandes concentrações de pessoas em eventos e espaços públicos aumentam o risco de incidentes.
  • Furtos e roubos: Os altos índices dessas atividades podem levar a um aumento em crimes contra a propriedade, incluindo assaltos a pessoas e roubos em residências ou estabelecimentos, bem como ações de criminosos oportunistas.
  • Atentados terroristas: Lugares movimentados podem ser alvos de criminosos durante as festividades.
  • Eventos climáticos extremos: Fenômenos meteorológicos podem causar danos materiais significativos às regiões afetadas.
  • Perda desconhecida: Inclui furtos internos, externos e erros administrativos.
 

Segurança Tecnológica

 
  • Fraudes e golpes: Especialmente em devoluções e compras online.
  • Digitalização: Aumenta o risco de ciberataques e fraudes digitais durante o período.
  • Phishing: Enganos a funcionários para obter acesso ilegítimo a sistemas e fundos.
  • Ransomware: Malware que restringe o acesso a sistemas ou dados até receber um resgate.
  • Negação de serviço: Ataques que buscam inutilizar sistemas e redes.
 

Segurança Sociopolítica e Econômica

 
  • Geoeconomia e Interdependência Internacional: A dinâmica entre políticas econômicas e relações internacionais pode causar instabilidade nas cadeias de suprimentos.
  • Aumento de preços e taxas de juros: Inflação e mudanças em políticas monetárias podem impactar o consumo direto da população.
  • Conflitos trabalhistas: Greves e disputas podem causar interrupções; é comum que durante as festas de fim de ano, quando as compras aumentam, sejam convocadas paralisações ou greves setoriais (aeroportos, comércio etc.).
  • Ativismo social: Boicotes e manifestações podem afetar a reputação corporativa de um governo ou empresa.
 

Dada a complexidade e interconexão desses riscos, para a Prosegur Research, é fundamental que as organizações adotem uma abordagem holística e multidisciplinar na gestão de segurança durante o período. A implementação de estratégias proativas, a colaboração intersetorial e o uso de tecnologias avançadas são essenciais para mitigar esses riscos, garantindo assim uma temporada festiva segura e próspera para empresas e consumidores.

 

Sobre o Grupo Prosegur

 

O Grupo Prosegur é referência mundial no setor de segurança privada. Através de suas linhas de negócios, Prosegur Security (SegurPro-BR), Prosegur Cash, Prosegur Alarms, Prosegur AVOS e Cipher, oferece às empresas e às residências uma segurança confiável baseada nas soluções mais avançadas do mercado. Com presença global, o Grupo Prosegur teve um faturamento de 4.147 milhões de euros em 2022 e está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador PSG. Atualmente, a companhia conta com uma equipe de cerca de 150 mil funcionários.

 

A companhia atua de acordo com as melhores práticas ambientais, sociais e de boa governança, configurou a sustentabilidade como um pilar estratégico em todas as suas ações, com o objetivo de ser a referência do setor. Além disso, canaliza sua ação solidária através da Fundação Prosegur, que atua em quatro áreas de ação: educação, inclusão trabalhista de pessoas com deficiência intelectual, voluntariado empresarial e promoção da cultura.

 

Para mais informações, visite www.prosegur.com.br.

 

____________________________________________________________________________________

 

Contato à imprensa:

 

LLYC Brasil
Taynara Duarte

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 9 7514-1832


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp