26/12/2023 às 20h45min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h04min

Imagem Geosistemas participou do III Seminário SIURB no Rio de Janeiro

Realizado de forma bienal, encontro tem o objetivo de demonstrar a utilização dos dados do SIURB através de soluções técnicas desenvolvidas no Sistema ArcGIS

Michelle Segantini
www.img.com.br
Imagem Geosistemas
O III Seminário SIURB, que reuniu representantes e participantes dos órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro, aconteceu na cidade, no último mês, e foi promovido pela Prefeitura em conjunto com Instituto Pereira Passos. O evento contou com a presença de diversos órgãos da Administração Municipal e convidados das Prefeituras de Niterói, Fortaleza e Campo Grande, além da Imagem Geosistemas - distribuidora oficial da Esri, líder americana no Sistema de Informações Geográficas (GIS), responsável pelo sistema ArcGIS para governos.

Regulamentado via decreto municipal em 2014, o SIURB - Sistema Municipal de Informações Urbanas - tem como finalidade reunir, gerir, integrar e atualizar o conjunto de informações sobre a cidade, sendo um conceito estratégico que prevê maior integração entre os diferentes órgãos da Prefeitura, visando o aperfeiçoamento da produção de dados e informações. Para isso, foi criado o DATA.Rio, sistema desenvolvido com a tecnologia ArcGIS, que integra o modelo de planejamento, integração, gestão e disseminação da informação da Prefeitura estabelecido pelo SIURB, possibilitando um acesso à informação mais ágil e interativo para toda população.
Realizado desde 2016, o III Seminário do SIURB contou, nesta edição de 2023, com 25 painéis técnicos apresentados por servidores municipais, para demonstrar a utilização dos dados do SIURB através de soluções técnicas desenvolvidas no Sistema ArcGIS, e a aplicação delas em rotinas e processos de negócio do planejamento e gestão dos diversos serviços públicos da Cidade, proporcionando ao evento um caráter multidisciplinar que abordou diferentes temáticas, como: gestão da Arborização urbana, regularização Urbanística e Fundiária, parcelamento do solo, processos participativos, Revisão do Plano Diretor, Monitoramento da cobertura vegetal, Sistema de Ações do CadÚnico, Políticas socioassistenciais à população em situação de rua, Vigilância em saúde ambiental, Mudanças climáticas e Políticas de proteção às mulheres.

“É importante destacar a relevância do Seminário SIURB em promover e reforçar esse ambiente de colaboração existente hoje na Prefeitura do Rio de Janeiro, que reconhece os dados como forma de informação e conhecimento no suporte e melhoria da gestão pública municipal”, destacou Felipe Mandarino, coordenador técnico de Informações da Cidade da Prefeitura do Rio de Janeiro.

TENDÊNCIAS APRESENTADAS
Além das secretarias municipais, o evento recebeu a participação especial de palestrantes da NASA, que demonstraram as soluções que vem sendo desenvolvidas em parceria com o Instituto Pereira Passos sobre modelagem de enchentes e previsão da qualidade do ar na escala local.

Sobre a visão de desenvolvimento e aplicação dos recursos tecnológicos do Sistema ArcGIS para o Governo, a Imagem Geosistemas e a Esri, compartilharam com os presentes a importância do assunto.

A tecnologia da Esri é um alicerce fundamental para que a Prefeitura possa disponibilizar todos os dados e engajar a população em diferentes iniciativas. O sistema de informações urbanas é um exemplo de sistema que permite o compartilhamento de dados de formatos distintos entre diferentes secretarias e departamentos da cidade, fazendo com que mapas e localização sejam um idioma comum para compartilhamento entre todos na prefeitura. É mais fácil e intuitivo para as pessoas compreenderem e interpretarem informações quando são apresentadas em um formato visual. O compartilhamento de dados entre os departamentos de governo aumenta a eficiência, reduz a criação redundante de dados e melhora a tomada de decisão”, completa Pedro Coura, Business Development Manager da ESRI.

Mais informações sobre a Imagem Geosistemas (www.img.com.br): empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp