28/12/2023 às 11h46min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h00min

É de Minas a primeira cooperativa de café do mundo a receber a certificação regenerativa

Conquista caminha em linha com iniciativas do Sistema Ocemg para manter o cooperativismo mineiro na vanguarda

Sistema Ocemg
Sistema Ocemg/ Divulgação
O cooperativismo mineiro está ganhando o mundo, graças às práticas produtivas pioneiras ligadas a responsabilidade social e ambiental de suas cooperativas. Localizada no município de Patrocínio (MG), a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) acaba de selar o título de primeira cooperativa do mundo a receber a certificação regenerativa para 5,5 mil hectares de lavouras de café.

O selo foi conquistado a partir de auditoria das agentes certificadoras globais Regenagri e Control Union. “Essa certificação fortalece ainda mais o nosso cooperativismo, pois agrega valor ao produto da Expocacer e, indiretamente, ao café mineiro, já reconhecido por sua excelência em qualidade com sustentabilidade”, parabeniza o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A cafeicultura regenerativa adota práticas para preservar a saúde do solo, aumentar a biodiversidade, proteger recursos hídricos e promover a resiliência dos sistemas agrícolas. A certificação garante a integridade dos processos dos produtores da Expocacer na recepção e no tratamento dos cafés dentro do manejo regenerativo, contemplando, na avaliação, a utilização de energia renovável, a coleta seletiva e a rastreabilidade dos cafés, desde sua entrada no armazém até a sua distribuição final. O selo também considera a responsabilidade da cooperativa com o meio ambiente, os consumidores e os produtores regenerativos.

No rumo certo – A certificação da Expocacer confirma que as iniciativas do Sistema Ocemg para colocar o cooperativismo mineiro sempre na dianteira do desenvolvimento do setor estão alcançando os resultados esperados. A entidade se destaca nacionalmente por promover programas e estimular práticas sustentáveis nas suas mais de 800 cooperativas associadas. Foi a primeira organização de Minas Gerais a assinar o Pacto Global da ONU, abraçando a causa pelo cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Foi também a primeira instituição de Belo Horizonte a conquistar o Selo BH Sustentável, concedido pela Prefeitura da capital aos empreendimentos que adotem medidas de redução do consumo de água e energia e diminuição da emissão de gases de efeito estufa. A Casa do Cooperativismo Mineiro foi ainda a responsável pela criação do maior programa de voluntariado cooperativista do Brasil, o Dia de Cooperar – Dia C.


É principalmente pelo protagonismo e pelo compromisso que tem com as comunidades e o meio ambiente que o Sistema Ocemg participa, pela terceira vez, da Conferência das Partes (COP 28), que acontece em Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro. A entidade compõe a delegação oficial do Governo do Estado de Minas Gerais.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp