28/12/2023 às 13h42min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h00min

Como a Pomelo atraiu unicórnios e dobrou de tamanho em 2023

Fintech cresceu 200% neste ano e processou 55 milhões de transações por dia na América Latina

Ovo Comunicação
Divulgação/Pomelo

Após captar US$15 milhões em uma extensão de série A no fim de 2022, a fintech provedora de tecnologia para cartões Pomelo alavancou sua operação e fez de 2023 o seu melhor ano até agora. Foram 55 milhões de transações processadas por dia na América Latina, consolidando um crescimento de 200% neste ano. Além disso, a velocidade e escalabilidade das soluções atraiu grandes clientes, como o unicórnio Nomad e a líder europeia PaySafe, que escolheu a Pomelo como suporte para desembarcar no Brasil. 

A fintech começou o ano com a autorização do Banco Central para atuar como instituição de pagamento (IP) no Brasil. Segundo Rafael Goulart, country manager brasileiro da empresa, a licença foi essencial para proporcionar time to market aos clientes, que ganharam velocidade no lançamento de seus produtos graças à vantagem regulatória. A provedora bateu recorde em 2023 e colocou um novo cartão no mercado em apenas 11 dias.  

Além da licença pelo BC,Goulart apontou a Tecnologia da Pomelo como um dos principais fatores que impulsionaram o crescimento no Brasil. A Pomelo opera com solução nativa em cloud e baseada em microsserviços — o que na prática significa mais flexibilidade aos clientes na construção das suas propostas de valores., ou seja, tem muita facilidade para se adequar às necessidades de cada cliente. “Conseguimos alcançar uma velocidade muito boa na implantação de projetos, o que nos levou a mais que dobrar a quantidade de clientes que tínhamos no Brasil em 2022 e realizar os resultados a curto prazo”, diz o executivo.  

Para se diferenciar no mercado, a empresa investiu em features que calibraram a solução com as principais demandas existentes no ecossistema de cartão de crédito.. Por exemplo, o aumento da praticidade com uma sandbox acessível a qualquer desenvolvedor, mais tecnologias de segurança embutidas nos cartões (como 3D secure e Merchant Advice Code), tokenização para carteiras digitais e novas APIS para acelerar funcionalidades. 

Segundo Goulart, o ganho de reconhecimento no mercado ficou perceptível com a chegada dos novos clientes. Após alguns anos liderando nos segmentos de cripto e fintechs, a Pomelo passou a ser vista com bons olhos no mercado tradicional como uma aceleradora para o lançamento de novos produtos financeiros. Em novembro, a fintech recebeu o prêmio Engage Excellence Awards, da Mastercard, na categoria Fintech Express - Growth. 

“O mercado tradicional de cartões tem visto a Pomelo como uma parceira técnica promissora para lançar novos produtos. Acompanhamos de perto todas as agendas do Banco Central, como DREX e Open Finance, e temos uma posição no mercado que nos permite auxiliar qualquer tipo de cliente, dos bancos digitais aos tradicionais, pequenos ou grandes”, afirma.  

Para 2024, a Pomelo planeja destinar 50% do investimento ao Brasil, considerado seu principal mercado e onde há as maiores oportunidades de crescimento. A empresa também opera no Chile, México, Colômbia, Peru e Argentina.


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