22/12/2023 às 21h37min - Atualizada em 23/12/2023 às 20h06min

Começando um negócio do zero

Empreendedorismo

Micheletto Comunicação
Divulgação
Este artigo pretende ajudar os novos empreendedores a terem sucesso caso estejam abrindo um negócio novo, seja de que ramo for. A RG5 Consultoria tem 10 anos de atividades e já ajudou mais de 220 pequenos e médios empresários. Assim, consegue, com sua experiência, compartilhar as soluções que ofereceu para aqueles líderes que, no meio do caminho, quase perderam suas empresas, até aqueles que têm lucro, pagam as contas, mas não sabe se a empresa é próspera no longo prazo.  
Para que os novos empreendedores não passem por essas angústias e tenham solidez no seu negócio, tomar essas providencias antes de abrir as portas pode ser a condição de colher muitos frutos no curto e médio prazo de funcionamento.

São sete dicas fundamentais:

1. Para prever os desafios e tomar decisões assertivas não tem como fugir de um primeiro passo fundamental: PLANEJE seu negócio em detalhes. O que isso significa?  Você precisará de um Plano de Negócios sólido que aborde todos os aspectos do seu empreendimento, como: análise de mercado, estratégias de marketing, finanças e metas de curto e longo prazo. Caso não tenha alguém para o ajudar, contrate um profissional do segmento ou uma consultoria especializada, como a RG5.

2. Para não morrer na praia e se diferenciar da concorrência faça um exercício simples. Converse com pessoas ao seu redor para pedir opinião sobre seu novo projeto. Isso ajudará a ter uma noção se é viável ou não. Feito isso, parta para uma PESQUISA de mercado profissional. Com ela você conseguirá conhecer e entender seu público-alvo, os concorrentes e as tendências do mercado que você pretende atuar. Essas informações o ajudará a desenvolver uma proposta de valor única, pois você conhece as preferências do consumidor/público-alvo.

3. Elabore um plano financeiro realista. Para tanto você precisará de um orçamento detalhado, incluindo projeções de receita e despesas. Outro fator importante: controle os custos de maneira eficiente, priorizando investimentos essenciais no início e evitando gastos desnecessários. Conhecemos um dono de restaurante que tinha R$ 2 milhões para abrir seu espaço num bairro nobre de São Paulo. Mas como ele usou todo o dinheiro na obra, ao abrir as portas não tinha dinheiro para a matéria-prima. Entrou num esquema de empréstimos e o local não durou muito. Faliu.

4. Já ouviu falar em “conta de padaria”? Pois é ela que pode te salvar do insucesso. Nela você precisa incluir uma pergunta crucial: quanto eu imagino vender e quando isso vai me custar. Só com isso claro e preciso já evitaria morrer na praia (veja o case do restaurante).  Além disso é fundamental construir uma RESERVA financeira: Começar um novo negócio pode levar tempo até começar a gerar lucro. Portanto, é importante ter uma reserva financeira para cobrir despesas iniciais, como aluguel, folha de pagamento e estoque, até que a empresa esteja estável.

5. Um dos desafios mais importantes para o novo empreendedor está nos RELACIONAMENTOS.   Por isso que é fundamental que você conheça bem os seus clientes, parceiros e fornecedores.  Cultive relacionamentos sólidos com seus clientes e com aqueles que transitam ao entorno do seu negócio e do setor que você atuará. Entenda suas necessidades e ofereça um excelente serviço. Isso promoverá a fidelidade do cliente e de seus pares resultando no boca a boca positivo.

6. Nem sempre o que você ama de paixão fazer, pode necessariamente se tornar um negócio rentável. Mas certamente se você seguir por esse caminho uma das qualidades que precisará desenvolver e de VENDAS.  Sabe por que?   É simples. Como empreendedor, você é a face do seu negócio. Portanto, é fundamental ser um bom vendedor, capaz de se comunicar efetivamente, apresentar seu produto ou serviço de maneira convincente e construir relacionamentos duradouros com os clientes, fidelizando-os.

7. Já atendi muitos donos de empresas com medo - de crescer, ou de ao crescer não achar que dá conta das novas responsabilidades, ou de não cuidar das finanças/compras/vendas com visão de Raio-X. A maioria vai deixando aquele feeling de que algo está saindo do controle, para o último momento. Para tentar reverter pode ser tarde demais. Esse é um momento crucial do empresário. Pois ele vai aprender com seus ERROS.  Todo empresário enfrenta desafios, e é importante aprender com os erros ao longo do caminho. Esteja aberto a feedback, adaptação e melhoria contínua. A capacidade de se adaptar e responder a problemas é crucial para evitar falências.

Lembre-se, empreender é um desafio, mas com preparação, planejamento cuidadoso e dedicação, você pode reduzir as chances de enfrentar dificuldades financeiras significativas.

Boa sorte com seu novo negócio! E conte com a RG5 para seguir um caminho próspero e longevo tenha você uma sorveteria, uma clínica de estética, uma empresa de energia solar, uma loja de lingerie ou uma startup educacional. Atendemos todos os setores da economia.

Se quiser conhecer nossa metodologia vencedora de gestão profissional para pequenas e médias empresas, venha nos visitar e tomar um café. Faça parte das mais de 200 empresas que mudaram a concepção de seus negócios para melhor com a ajuda dos especialistas da RG5.

Clique aqui e conheça todas as nossas soluções para pequenas e médias empresas https://rg5.solutions/ 
instagram @rg5_consultoria.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp