22/12/2023 às 20h40min - Atualizada em 23/12/2023 às 20h03min

Rede Synapse capacita 160 professores da rede pública de Sergipe e beneficia mais de 3 mil alunos em todo o estado

A ONG desenvolveu uma metodologia própria focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno e com o objetivo de alcançar os municípios mais negligenciados do país. No último sábado, apresentou as melhores práticas desenvolvidas para colaborar com o ensino em SE em um seminário sobre educação

Andrea Cipriano
Divulgação
Aracaju, 22 de dezembro de 2023 - A Rede Synapse, uma iniciativa empreendedora formada por professores que atuam no conceito de tecnologia social, voltada à melhoria do ensino no ciclo de alfabetização e Educação Infantil em regiões vulneráveis e de extrema pobreza – formou 160 professores em 7 municípios de SE e beneficiou 3.160  alunos da rede pública de ensino, por meio de uma metodologia própria que considera o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, desenvolvida para alcançar os municípios mais negligenciados do país. Atualmente, a metodologia Synapse está em 38 municípios brasileiros de 6 estados (SE. MA, CE, MG, PB e PA) e conta com mais de 2.000 professores certificados e mais de 41.700 alunos impactados.

Esses e outros temas foram apresentados no “Seminário Rede Synapse”, que aconteceu neste sábado (16/12), em Laranjeiras (SE), e reuniu cerca de 250 pessoas entre especialistas em educação, professores, autoridades e parceiros da Rede Synapse.

A Rede Synapse é uma ONG (organização não-governamental) que nasceu da iniciativa empreendedora de professores alfabetizadores, para construção de uma educação de qualidade para todas as crianças do Brasil, com a colaboração da sociedade. Esse grupo desenvolveu a metodologia em Santa Luzia do Itanhy (SE), em 2010, em parceria com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), que desenvolve tecnologias sociais nas áreas de educação básica, educação empreendedora e saúde básica em comunidades.

A metodologia é focada na alfabetização e na Educação Infantil, considerando o contexto, a realidade e a vivência de cada aluno, criada para alcançar os municípios mais negligenciados do país. A Rede Synapse atua para ser referência nacional em alfabetização até 2030. Seus professores são comprometidos com o propósito de construir, aplicar, avaliar e aperfeiçoar continuamente essa metodologia exclusiva e inovadora, adequada à realidade da educação do Brasil.

O diferencial do método é a forma como organiza os conteúdos para as aulas dentro de uma rotina que atua nos objetivos de aprendizagem da matriz Synapse, sempre correlacionados com as habilidade e competências de cada ano/série previstos na Base Nacional Comum Curricular- BNCC.


Informações à imprensa I Rede Synapse:
Pitchcom Comunicação
Isadora Leone | (11) 98445-3985 - [email protected]
Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 – [email protected]
Bianca Sales | (11) 94571-9028 – [email protected]





 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp