22/12/2023 às 16h00min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h10min

Antologia sobre Saúde Mental das Mulheres: Chamada para Submissões de Textos

Prazo: até 20 de março de 2024 | Resultado: até dia 30 de abril de 2024 | Publicação: maio/ junho de 2024

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A Editora Donizela anuncia a abertura da chamada para submissões de textos para a antologia sobre Saúde Mental das Mulheres. Com base em recentes relatórios que destacam a prevalência de transtornos mentais entre as mulheres e a importância de abordar essa questão sob uma perspectiva de gênero, a antologia busca dar voz a experiências e reflexões relacionadas à saúde mental feminina.

De acordo com o relatório "Esgotadas", da Think Olga, consultoria em igualdade de gênero, sete em cada dez pessoas diagnosticadas com depressão ou ansiedade no Brasil são do gênero feminino. Os sintomas mais comuns relatados pelas mais de mil entrevistadas incluem estresse, irritabilidade, baixa autoestima, fadiga, sonolência, insônia e tristeza. Mesmo após a crise de 2020, as mulheres continuam esgotadas em 2023, conforme aponta o estudo.

O último relatório do Instituto de Métricas e Avaliação da Saúde (IHME) revela que, em 2019, 53% das 49 milhões de pessoas no Brasil que vivem com algum transtorno mental ou causado por abuso de substâncias são mulheres. O relatório destaca a importância de considerar não apenas fatores biológicos, mas também a perspectiva de gênero e suas interseccionalidades com raça, classe e outras diferenças, ao abordar a saúde mental das mulheres.

A antologia busca reunir contos, crônicas e poemas que abordam a temática da saúde mental das mulheres. Mulheres, travestis, mulheres trans e pessoas transfemininas são convidadas a participar e compartilhar suas perspectivas sobre essa questão que as atravessa. Os textos podem ser enviados até o dia 20 de março de 2024, e devem estar relacionados ao tema proposto.

A organizadora convidada é a jornalista, escritora e psicanalista Tamyris Torres, que possui dois romances publicados: ‘O Destino de Irene’, de 2022, e ‘Fragmentada’, lançado durante a Bienal do Livro Rio, em 2023.

"Acreditamos que é fundamental abrir espaço para que as mulheres expressem suas vivências e reflexões sobre saúde mental. Queremos dar visibilidade a essas vozes e contribuir para uma maior compreensão e apoio às questões que afetam a saúde mental das mulheres", afirma a organizadora da antologia, Tamyris Torres.

Tamyris Torres passou por redações de todo o país como Globo.com, UOL, Jornal Lance e trabalhou em agências de comunicação como a Lacomunica e Cia. Duarte. Foi gerente de comunicação e marketing das escolinhas de futebol para crianças do ex-futebolista Ronaldinho Gaúcho e gerente de comunicação e marketing das academias de artes marciais para crianças dos irmãos Minotauro e Minotouro, ex-lutadores. Atualmente é diretora da A Casa da Mulhere Escritora, uma assessoria de imprensa para mulheres que escrevem.

Os participantes têm a opção de manter o anonimato, bastando enviar um pseudônimo e solicitar que seu nome real não seja divulgado. A Editora Donizela compromete-se a manter sigilo caso essa opção seja escolhida.

Não há taxa de inscrição ou custo financeiro para os autores selecionados. O livro será editado, impresso e distribuído pela Editora Donizela, com desconto de capa para os autores. Os locais e horários de lançamento serão divulgados oportunamente.

Podem participar da chamada pessoas maiores de 18 anos, residentes no Brasil ou no exterior (desde que enviem os textos em português brasileiro).

O título do livro será escolhido após a divulgação do resultado da chamada e seleção dos textos. O título atual é provisório e pode ser alterado.

Dúvidas sobre a chamada devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail [email protected], com o assunto "DÚVIDA".
 

Informações para inscrições:

ATENÇÃO

●        Prazo de envio de textos: o período desta chamada é de 21/12/2023 a 20/03/2024. Não serão aceitos textos enviados após o encerramento da chamada.

●        Resultado: o resultado desta chamada, os nomes de participantes selecionadas e selecionados, será divulgado pelo site da Editora Donizela, e por nenhum outro meio, até dia 30/04/2024.

●        Publicação e lançamentos: previstos para ocorrer entre maio e junho de 2024.

●        E-mail para envio dos textos (não serão aceitos textos enviados por nenhum outro meio): 

[email protected] com assunto LIVRO SAÚDE MENTAL DAS MULHERES.

Orientações para o envio dos textos:

          Cada participante poderá inscrever até 3 (três) textos, cada texto enviado em arquivo único para o e-mail (e por nenhum outro meio): [email protected]

            Os textos devem ser enviados sem acompanhamento de imagens, fotografias, artes, ilustrações, etc.

            Tamanho dos textos: os textos deverão ter até 7 mil toques (ou caracteres com espaço) para prosa e até 1.500 toques (ou caracteres com espaço) para poemas.

            Formato dos arquivos: os textos devem vir no formato .doc ou .docx. e anexados ao e-mail [email protected]

            Formatação: os textos devem ser formatados com fonte Arial tamanho 12, justificado, espaçamento 1,5, folha A4, todas as margens com 3 cm. Título, se houver, em negrito.

            Os textos devem ser inéditos em livro, mas serão aceitos textos publicados em blogs ou redes sociais.

            Não enviar textos em avaliação para outras antologias ou concursos.

            Os textos devem ser de autoria única, escritos por somente uma pessoa.

            No corpo do e-mail, participantes devem enviar minibio de até 500 toques (ou caracteres com espaço), com o nome ou pseudônimo com que deseja ser publicado. E uma foto ‘close up’ com qualidade superior a 1 mb (geralmente as fotografias feitas por celular já possuem essa qualidade).

            Textos enviados sem cumprir qualquer um dos requisitos desta chamada serão desconsiderados sem necessidade de comunicação as participantes.

SERVIÇO:

Chamada para Antologia sobre Saúde Mental das Mulheres: Chamada para Submissões de Textos
Mais informações: https://www.donizela.com/post/chamada-para-antologia-sobre-sa%C3%BAde-mental-das-mulheres

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp