22/12/2023 às 15h16min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h09min

Conheça as senhas mais utilizadas em 2023 na América Latina

A ESET analisa as senhas mais populares globalmente em 2023

Byanka Vieira do Carmo Mendes
Freepik

Conheça as senhas mais utilizadas em 2023 na América Latina

A ESET analisa as senhas mais populares globalmente em 2023 e destaca a necessidade crítica de uma mudança nas práticas de cibersegurança, especialmente na América Latina

 

São Paulo, Brasil – Ao longo dos anos, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, abordou a importância das senhas, destacando seu papel essencial na proteção de contas online. No mundo digital, a segurança das senhas é peça fundamental para resguardar informações pessoais. No entanto, o relatório sobre as senhas mais utilizadas em 2023 da NordPass indica que, apesar do aumento da conscientização, os usuários ainda se apegam a senhas fracas e previsíveis.

Freepik

 

A senha "123456" soa familiar? Infelizmente, ela continua liderando a lista das mais utilizadas globalmente, destacando a necessidade urgente de conscientização sobre práticas de segurança mais robustas.
 


Na edição de 2023, o relatório da Nordpass analisou uma base de dados massiva coletada em colaboração com pesquisadores independentes de 35 países, especializados em incidentes de cibersegurança. Segundo a ESET, a situação na América Latina reflete um cenário em que a falta de conscientização sobre segurança cibernética se combina com o aumento de ciberameaças na região.
 


Embora alguns países da região apresentem variações em suas escolhas, é evidente que a preferência por senhas numéricas ainda é predominante como a opção mais comum. Também é notável o uso de nomes próprios, sendo os mais repetidos "benjamin", "antonio" e "santiago".

 

Neste contexto, a equipe de pesquisa da ESET destaca que:

  • Além da conscientização individual, a persistência desses dados serve como lembrete de que a cibersegurança é um esforço coletivo. A América Latina enfrenta desafios, mas também possui a oportunidade de reverter esse cenário por meio da conscientização, educação e adoção de melhores práticas de segurança digital.
  • Para construir um futuro digital mais seguro, é necessário compreender que a proteção de senhas é um compromisso compartilhado por governos, empresas e toda a sociedade para criar um ambiente online mais resistente na região.

"É fundamental garantir que as plataformas online incentivem e exijam senhas seguras; conscientizar sobre a importância de gerar senhas únicas para cada conta; promover o uso de ferramentas como os gerenciadores de senhas; implementar campanhas de educação cibernética eficaz e adotar medidas de segurança avançadas são ações que podem mitigar riscos e proteger tanto as informações corporativas quanto as dos usuários finais.", conclui Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

 

Para saber mais sobre segurança da informação, visite o portal de notícias ESET.  A ESET também convida você a conhecer o Conexão Segura, seu podcast para descobrir o que está acontecendo no mundo da segurança da informação. Para ouvir, acesse este link.

 

Sobre a ESET

 

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite nosso site ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.

 

Copyright © 1992 - 2023. Todos os direitos reservados. ESET e NOD32 são marcas registradas da ESET. Outros nomes e marcas são marcas registradas de suas respectivas empresas.

 

Contatos para Imprensa:
(11) 98933-4840


Byanka Mendes - [email protected]

Leonardo Nascimento - [email protected]

Manuel Quilarque - [email protected]


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp