22/12/2023 às 11h26min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h06min

Demissão sem justa causa, um valioso recurso mas que deve ser usado sabiamente

Como a demissão pode salvar uma empresa se usada da maneira correta

Vero Lettera Comunicação
Dra. Juliana Stacechen
A demissão sem justa causa é comum no mercado de trabalho brasileiro. Traduz-se no encerramento do contrato de trabalho por parte do empregador, sem o empregado cometer nenhuma grande infração, que concede ao trabalhador uma série de direitos e benefícios para minimizar os impactos da demissão.
 
Durante esse processo existem obrigações por parte do empregador, e é essencial estar ciente delas para proteger o negócio ao lidar com demissões sem justificativa legal. A melhor forma de ficar a par deste tipo de informação é contratando um advogado trabalhista para acompanhar tudo.
 
"Os trabalhadores têm direito a uma série de verbas rescisórias, incluindo o saldo de salário proporcional aos dias trabalhados no mês da demissão, aviso prévio, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro salário proporcional, multa de 40% sobre o FGTS, liberação do FGTS e, em alguns casos, o acesso ao seguro-desemprego." Diz a advogada trabalhista Juliana Stacechen.
 
Para proteger o negócio, é crucial que os empresários elaborem contratos de trabalho claros, contendo cláusulas que prevejam indenizações em caso de demissão sem justa causa, como por exemplo no caso de uma cláusula de sigilo e não competição. Manter registros detalhados do desempenho e comportamento dos funcionários, buscando assessoria jurídica especializada e, quando viável, considerar a possibilidade de acordo legal na rescisão do contrato são medidas preventivas importantes.
 
Assim, ao compreender os direitos do trabalhador, os deveres da empresa e adotar estratégias preventivas, os empresários podem proteger seus negócios diante deste tipo de situação, minimizando possíveis impactos financeiros e legais.
 
Serviço: Juliana Stacechen
Advogada especialista em Direito Trabalhista
Instagram: @julianastacechen
Telefone: (41) 999048404
https://www.julianastacechen.com/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp