22/12/2023 às 09h08min - Atualizada em 22/12/2023 às 20h02min

Comece 2024 com a saúde em dia

Para começar 2024 com muita saúde, é importante investir em um plano alimentar saudável, atividades físicas e claro, check up

Letícia Avelar
Bioclin
Para começar 2024 com muita saúde, é importante investir em um plano alimentar saudável, atividades físicas e claro, check up por meio da medicina preventiva que desempenha um papel crucial na manutenção da saúde da população, sendo os exames laboratoriais a pedra angular dessa abordagem preventiva. 

A medicina preventiva prioriza a prevenção de doenças em vez do tratamento de quadros já estabelecidos. Essa abordagem é fundamental para manter as pessoas saudáveis e reduzir os prejuízos associados às doenças, especialmente às graves. 

Neste contexto, os exames laboratoriais desempenham um papel essencial, pois ajudam na detecção precoce de doenças, monitoramento da saúde e adoção de medidas preventivas.

Atualmente existem vários exames no mercado, a Bioclin, por exemplo, possui mais de 200 produtos, que abrangem uma ampla variedade de exames laboratoriais. Esses produtos desempenham um papel vital no diagnóstico precoce e no monitoramento de condições de saúde. A empresa se destaca por manter padrões rigorosos de qualidade, garantindo que os resultados dos exames sejam confiáveis, precisos e seguros para todas as partes envolvidas: pacientes, médicos e laboratórios.

Esse é um dos maiores trunfos da realização periódica de exames: a detecção precoce de várias condições de saúde. Muitas doenças, como o câncer, doenças cardíacas, diabetes e disfunções hepáticas, podem ser assintomáticas em suas fases iniciais. 

Realizar exames laboratoriais regulares permite identificar anormalidades precocemente, possibilitando um tratamento mais eficaz e aumentando as chances de cura e de um prognóstico melhor.Por exemplo, o câncer de mama, de colo do útero e de ovários têm altas taxas de cura quando detectados precocemente. 

Os exames laboratoriais, como as dosagens de CA125, CEA e CA15-3 são essenciais para o rastreamento antecipado desses e de outros tipos de câncer. Além disso, condições como diabetes e hipertensão podem ser gerenciadas de forma muito mais eficaz com intervenções precoces, como mudanças na dieta e estilo de vida.

Os exames laboratoriais também desempenham um papel fundamental no monitoramento da saúde de pacientes com condições crônicas. Pessoas com doenças como diabetes, HIV, doenças cardíacas ou renais requerem monitoramento constante de parâmetros específicos, como níveis de glicose no sangue, carga viral e outros marcadores. 

Desta forma, os médicos podem fazer ajustes terapêuticos conforme necessário, garantindo um maior controle dos quadros.O monitoramento regular da saúde também é importante para avaliar o progresso de tratamentos e intervenções, sejam elas preventivas ou curativas. 

Os exames laboratoriais fornecem informações precisas que permitem que os médicos ajustem as estratégias de tratamento com base em dados concretos. O acompanhamento periódico reduz a necessidade de tratamentos complexos e, consequentemente, mais onerosos e desgastantes para o paciente e para o sistema de saúde como um todo.

Saiba mais em: www.bioclin.com.br e @bioclinglobal

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp