21/12/2023 às 12h54min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h09min

5 tendências tecs que estão transformando as academias

De dispositivos de rastreamento vestíveis a personalização a treinos otimizados, essas novidades estão modificando os exercícios para iniciantes e aficionados

Assessoria de Imprensa
Divulgação

Os impactos positivos da inovação estão permeando cada vez mais o dia a dia, inclusive nas academias. A tecnologia tem tornado os cuidados com o bem-estar e a saúde mais fácil para ambos os lados, profissionais e pacientes, além de mais leve e divertido. A seguir, especialistas da academia high end Bio Ritmo comentam cinco das principais tendências que estão mexendo com o setor — e que prometem ainda fazer barulho em 2024: 

Dispositivos de monitoramento vestíveis
Febre dos últimos anos, os gadgets, dispositivos eletrônicos como relógios, fornecem insights da saúde e incentivam usuários, que podem acompanhar sua evolução. Entre as funções, estão monitoramento das frequências cardíacas, temperatura corporal e calorias gastas. 

“São muito úteis para os dois lados: para nós profissionais, que podemos fazer ajustes nos treinos e dietas, quanto para os usuários, que se sentem mais motivados por terem resultados mais palpáveis”, pontua Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo.  

Essas tecnologias não só computam dados sobre as práticas físicas, mas também auxiliam no acompanhamento da saúde e bem-estar no todo, uma vez que observam a qualidade do sono e tempo do usuário sentado, por exemplo, e oferecem suporte na alimentação e para a saúde mental. 

Gamificação
Usar elementos do universo dos jogos, com pontuações, níveis e selos, para incentivar os usuários a dedicarem-se em sua rotina, aperfeiçoando-se para competir com amigos e familiares ou conquistar prêmios também é uma tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos. O app da Bio Ritmo, exclusivo para os clientes da marca e disponível em android e IOS, por exemplo, disponibiliza selos conforme os alunos avançam em seus treinos. Essa recompensa, segundo a gerente de marketing da marca, Pamella Bittar, estimula o progresso. 

“O aluno entra no espírito esportivo: ele começa a colocar todas as informações, isso ajuda nosso time a acompanhá-lo e realizar ajustes em sua rotina, caso necessário, e assim ele evolui”, destaca. E esse empenho é valiosíssimo para outra tendência: a personalização. 

No app da Bio, os alunos conseguem inserir desde informações básicas sobre si, como altura e peso, até detalhes do treino, como a carga em determinada máquina ou sequência. Todos esses detalhes ajudam na construção de uma rotina única para cada um a partir do  Programa Especialistas, cujo objetivo é criar rotinas únicas para cada cliente de acordo com seu dia a dia e necessidades. Os exercícios são revistos conforme a necessidade e objetivos.

“O público quer exclusividade, e isso significa cuidado e um olhar focado na sua singularidade.Dentro e fora das academias, e é isso que proporcionamos a eles: uma experiência única, feita para ele”, frisa Pamella.

Otimização de tempo
Segundo a pesquisa Panorama Setorial Fitness Brasil, a falta de tempo é o principal motivo para o sedentarismo. A tecnologia, no entanto, possibilitou a criação de alternativas de até meia hora com resultados iguais ou melhores de longas jornadas – até então, as únicas opções no mercado. Entre as opções estão os treinos curtos de alta intensidade, conhecidos por HIIT. Como ressalta Leme, essa modalidade traz uma série de benefícios, mas também cuidados.

“São sessões que potencializam a queima de gordura e melhoram o condicionamento físico e duram entre 20 e 45 minutos. A recomendação é, no máximo, três sessões por semana, para não prejudicar articulações e causar lesões”, pontua. 

De atletas a sedentários e gestantes, a modalidade é indicada a um grupo vasto sob condição de avaliação prévia e acompanhamento de um profissional.  Os programas de exercícios são variados e podem ser montados na água (natação) ou no solo (atividades com ou sem peso ou na bike).  

Treinos diferenciados 
O mercado tem se adaptado para atender todos os gostos e restrições com alternativas cada vez mais divertidas e criativas. Segundo Guilherme, há opções para todos. “Hoje, na academia, temos diversas alternativas ao tradicional, menos engessadas e que podem proporcionar resultados rápidos e até melhores que a esteira e os pesos”, explica. 

Entre os novos formatos, no qual o HIIT se encaixa, estão os treinos com eletroestimulação – os famosos treinos de choques que não machucam ninguém, reforça o profissional. Na Bio Ritmo, por exemplo, as aulas ganharam o nome de VOLT e duram entre 20 e 30 minutos.O cliente realiza uma série de atividades em um traje com eletrodos sem fios ou cabos, o que permite maior mobilidade de movimentos. 

Entre as vantagens estão: estímulo de diferentes conjuntos musculares, como abdômen, glúteos ou pernas; diminuição da gordura corporal e da flacidez; melhora da força na parte motora e da resistência corporal. Iniciantes e atletas de alto rendimento podem se beneficiar da atividade, recomendada àqueles que buscam emagrecimento, condicionamento físico, ganho de força e reabilitação. 

 

Sobre a Bio Ritmo
Com mais de 27 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com mais de 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp