20/12/2023 às 15h28min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h08min

Prospera e Greener se unem para se tornar o primeiro unicórnio de benefícios sustentáveis do Brasil

Juntas, as empresas têm o propósito de zerar a conta de energia e reduzir a pegada de carbono de todos os brasileiros

MGA Press
freepik
 

A Prospera, plataforma de benefícios sustentáveis, e a Greener, startup de tecnologia verde dedicada à preservação da biodiversidade brasileira e ao desenvolvimento do mercado de ativos ambientais, anunciam a fusão de suas operações e criam uma nova potência no cenário nacional. Juntas, elas formam a Prospera + Greener, a primeira plataforma de benefícios sustentáveis do setor de energia renovável e mercado de crédito de carbono.

O novo negócio será liderado por Leandro de Abreu, que possui vasta experiência nos segmentos de energia e tecnologia e passa a ocupar o cargo de CEO: “Nossa missão é zerar a conta de energia e pegada de carbono de todas as pessoas do Brasil. Vamos acelerar o desenvolvimento da economia verde de baixo carbono em toda a cadeia, por meio de uma plataforma de benefícios sustentáveis que promove o desenvolvimento social, apoiada em tecnologia escalável que alavanca energia e biodiversidade como força motriz da economia circular’’, comenta o executivo.

Fundada em 2018, a Prospera é um programa inovador que oferece soluções para reduzir os custos de consumidores, pequenas e médias companhias por meio do vale-energia, que será usado como desconto na conta de energia. Como recompensa por suas escolhas sustentáveis, os consumidores recebem esse benefício, contribuindo assim para a redução das emissões de carbono.

"Essa abordagem não apenas encoraja o consumo responsável mas também promove a conscientização sobre a importância de escolhas ecologicamente corretas para o meio ambiente e para o futuro de todos", explica Marcelo Freitas, fundador da Prospera. 

Já a Greener é referência no mercado de tokenização de ativos verdes. A greentech possui um histórico notável na proteção da Floresta Amazônica com conservação de 160 mil hectares, em uma área de monitoramento permanente por satélite para evitar queimada e invasões. Além de contar com um projeto socioambiental para a comunidade ribeirinha com investimento de 10 anos em placas solares, poços artesianos e reforma de escolas. O projeto também conta com respaldo científico da UNESP e certificação da KPMG.

Para Claudio Olimpio, co-fundador da Greener, a fusão coloca as companhias em uma posição única para liderar a transformação: "Essa iniciativa representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e promissor para o nosso país. A fusão não apenas fortalecerá nossa posição no mercado, mas também nos permitirá liderar o caminho na busca por soluções inovadoras e ecologicamente conscientes.”, comenta. 

No âmbito socioambiental, a união entre Prospera + Greener pretende impactar aproximadamente 60 milhões de famílias em cinco anos. A organização está determinada a proporcionar uma mudança palpável na vida das pessoas, à medida que trabalha para zerar as contas de energia através do uso de crédito de carbono.

Para seus parceiros, a empresa passa a oferecer uma solução eficaz para aqueles que buscam cumprir as normas ambientais e sociais, estendendo vantagens como créditos de carbono e descontos na energia em toda a cadeia, abrangendo os consumidores. Essa atuação está em consonância com as regulamentações da CVM 80/22 e enfrenta o desafio das emissões de carbono do Escopo 3.

 

Setor energético brasileiro e regulamentação do mercado de crédito de carbono 

A fusão entre Prospera + Greener acontece em um momento promissor para os mercados de crédito de carbono e energia renovável. Recentemente, a Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal aprovou um projeto de lei que promete impactar o cenário empresarial brasileiro. Trata-se da regulamentação do mercado de crédito de carbono, uma iniciativa com o objetivo de estimular a redução das emissões de gases de efeito estufa no país. Com essa aprovação, corporações que não conseguirem atingir suas metas de redução de emissões terão a oportunidade de adquirir créditos de carbono de outras empresas que superaram suas metas, marcando um importante passo em direção à sustentabilidade no setor empresarial.

Esse avanço também ocorre em um momento de transformação no mercado de energia do Brasil: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) prevê um aumento de 83% na capacidade de geração de energia nos próximos anos. Neste cenário, o Brasil se destaca por sua matriz energética majoritariamente composta por fontes renováveis, com a hidrelétrica liderando com 60,2% da capacidade instalada de geração de eletricidade. Além disso, a energia solar ganha relevância, respondendo por 14,7% da matriz elétrica nacional. Esse crescimento é impulsionado por investimentos cada vez mais significativos em fontes de energia renovável, demonstrando o compromisso do país com uma matriz energética mais sustentável e ecologicamente consciente.

 

Sobre a Prospera 

A Prospera é um programa inovador que oferece soluções para reduzir os custos de energia de pequenas e médias empresas por meio do vale-energia. Em colaboração com a Enel X, o programa, em crescimento por todo o Brasil, tem a meta de distribuir 350 MW de energia renovável até 2026. Além disso, a Prospera apresenta o Você Prospera, um Programa de Relacionamento que beneficia gerentes e colaboradores, permitindo que acumulem pontos através das vendas realizadas com as soluções Prospera, os quais podem ser trocados por prêmios variados. A companhia continua a inovar, desenvolvendo produtos que almejam transformar positivamente os negócios dos comerciantes brasileiros. Agora, em conjunto com a Greener, será possível desenvolver o vale energia/carbono. Para saber mais, acesse o site

 

Sobre a Greener

A Greener é uma startup europeia de tecnologia ambiental dedicada à preservação da Floresta Amazônica. Por meio de sua plataforma baseada em blockchain, a Greener permite que indivíduos e organizações de todo o mundo contribuam para a proteção da Amazônia de forma transparente e segura. Com parcerias estratégicas e um compromisso com a sustentabilidade, a Greener está liderando uma nova abordagem para preservar um dos ecossistemas mais importantes do mundo.

No Brasil, a Greener também é responsável pela compensação de emissões de carbono em importantes empresas como J&J, Olera, Insider, P&G e em eventos como a Fórmula 1 Brasil, Copa Truck, Monet à Beira d'Água, entre outros.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp