20/12/2023 às 09h14min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h07min

5 estratégias para uma temporada de festas bem-sucedida para e-commerces

Com previsão de aumento de gastos durante o período de festas de final de ano, profissionais do marketing devem se antecipar para garantir a fidelização de clientes

Cecilia Ferraz
Freepik

São Paulo, Brasil, dezembro de 2023 - Um estudo recente revelou que impressionantes 44% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras online em vez da tradicional experiência em lojas físicas. Aproveitando essa onda de mudança, os anunciantes estão capitalizando estrategicamente a crescente tendência das compras "sem loja", inaugurando uma nova era no varejo.

À medida que a temporada de festas se aproxima, o palco está montado para uma extravagância de compras digitais, começando com a Black Friday e terminando no Natal. Então, quão grande será esta temporada de compras? A MasterCard prevê um aumento de 3,7% nos gastos durante as festas, enquanto a Adobe antecipa que as vendas online durante as festas ultrapassarão US$ 221 bilhões em 2023.

Antecipando esse aumento, os profissionais de marketing estão explorando caminhos inovadores para aproveitar esse mercado em expansão, principalmente no mobile - que, segundo pesquisas, domina as compras nesse período. A Adjust, plataforma de mensuração e analytics, destaca cinco estratégias para aproveitar a onda de compras online:

Desbloqueie o potencial dos aplicativos de ofertas

Sob o atual cenário econômico, os aplicativos de descoberta de ofertas têm testemunhado um aumento sem precedentes em popularidade. O público global está dedicando mais tempo e interesse a esses aplicativos em 2023, levando em conta que o número de instalações de apps de cupons cresceram 6% em comparação ao ano passado, de acordo com os dados da Adjust.

Os profissionais de marketing podem aproveitar esse impulso ao antecipar a comunicação de promoções futuras e de ofertas exclusivas. Ao fazer isso, é possível fidelizar clientes e conquistar novos consumidores, garantindo um fluxo constante de compradores durante e após esse período de pico no consumo.

Explore a Inteligência Artificial para personalizar

A Inteligência Artificial (IA) surgiu como tendência no mercado do marketing, segundo pesquisas, 59% dos profissionais da área utilizam o Chat GPT em suas rotinas, seja como gerenciadores de anúncios ou ferramentas para gestão de projetos. Anunciantes estão se beneficiando do uso da IA para compreender as preferências dos clientes no marketing de aplicativos.

Ao empregar esta tecnologia, os profissionais de marketing mobile podem criar campanhas meticulosamente, criando segmentos de usuários personalizados, curando conteúdo direcionado e aprimorando a experiência do usuário por meio de inovações como opções de pesquisa por voz e visual. Além disso, a IA é capaz de  automatizar fluxos de trabalho, liberando tempo valioso para que os profissionais de marketing se concentrem em criatividade, inovação e crescimento.

Abraçar a Diversificação Cross-Channel

Os profissionais de marketing móvel devem expandir seus horizontes além dos anúncios móveis tradicionais. Ao diversificar suas campanhas em canais como TV conectada, e-mail, PC e console, os profissionais de marketing conseguem maximizar as oportunidades de engajamento. Essa abordagem multicanal amplia os segmentos de público, permitindo que as empresas capturem uma parcela maior do mercado.

Em um cenário no qual a atenção do consumidor está dispersa por várias plataformas, uma abordagem holística pode aumentar significativamente a conscientização da marca e o envolvimento do consumidor.

Otimize as lojas de aplicativos para apelo sazonal

Os profissionais de marketing podem otimizar a presença de seus aplicativos nas lojas de apps fazendo alterações sazonais nas capturas de tela, palavras-chave e descrições da loja de aplicativos. Esse movimento estratégico possui o objetivo de impulsionar as classificações da loja de apps, garantindo uma maior visibilidade entre os potenciais clientes. 

Com a temporada de festas atuando como um catalisador para o aumento de downloads de aplicativos, uma página de loja de aplicativos visualmente atraente e sazonalmente relevante consegue impactar significativamente as taxas de aquisição de usuários.

Combater a fraude em anúncios para maximizar o ROI

Embora o cenário digital ofereça oportunidades imensas, a crescente prevalência de fraudes representa uma ameaça contínua. A fraude publicitária deverá custar aos profissionais de marketing R$ 500 bilhões em 2023, de acordo com um relatório da Juniper Research, e a temporada de festas é um impulsionador de atividades fraudulentas. 

Para proteger seus investimentos, é indispensável que os profissionais de marketing utilizem soluções de detecção de fraudes em anúncios de ponta. Essas ferramentas não apenas identificam e erradicam formas comuns de fraude em anúncios mobile, mas também lidam com esquemas fraudulentos sofisticados, garantindo que cada centavo investido em publicidade seja maximizado para obter o melhor ROI.

“A revolução das compras digitais não mostra sinais de desaceleração. À medida que os consumidores adotam cada vez mais a conveniência das compras online, os profissionais de marketing devem adaptar e evoluir suas estratégias para se manterem à frente”, explica Flávio Levi, Diretor de Vendas LATAM da Adjust. 

Ao abraçar o poder dos aplicativos de ofertas, utilizar a IA para personalização, diversificar em vários canais, otimizar lojas de aplicativos com apelo sazonal e combater fraudes, as empresas podem navegar pelas complexidades do cenário digital e garantir uma temporada de festas bem-sucedida marcada por aumento de receita, fidelidade à marca e satisfação do cliente.

Sobre a Adjust

A Adjust, empresa da AppLovin (NASDAQ: APP), é a plataforma de analytics utilizada por profissionais de marketing em todo o mundo para mensurar e crescer seus aplicativos em diferentes meios: dispositivos móveis, CTV e muito mais. A Adjust trabalha com empresas em todas as etapas de sua jornada mobile, desde marcas digitais até empresas tradicionais que estão lançando seu primeiro app. Nosso conjunto de soluções fornece visibilidade, insights e ferramentas essenciais para gerar melhores resultados.

 

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