20/12/2023 às 17h30min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h06min

Pesquisa revela que pandemia mudou a vida e o trabalho de 9 em cada 10 brasileiros

Especialista em carreiras dá dicas de como migrar de carreira de forma segura

DezoitoCom
Divulgação
A crise causada pela Covid-19 trouxe muitos desafios e incertezas para o mundo do trabalho. Muitos profissionais se viram obrigados a se adaptar a novas formas de atuação, como o home office, o trabalho híbrido ou a reinvenção de seus negócios. Outros, porém, aproveitaram o momento para repensar suas escolhas e buscar novas oportunidades de carreira.

Uma pesquisa da consultoria de RH, EDC Group, realizada em abril de 2022 e que entrevistou 1.200 profissionais brasileiros de diferentes mercados, identificou que 91% dos participantes disseram que mudaram seu propósito de vida durante a pandemia. Outro dado é que mais da metade dos entrevistados (53%) perdeu o interesse pela atividade que desempenhava antes do isolamento.

A transição de carreira é o processo de mudança de uma área profissional para outra, seja por vontade própria ou por necessidade. Essa mudança pode acontecer em qualquer etapa da vida, desde o início da trajetória profissional até a aposentadoria. Segundo um levantamento da literatura científica nacional, os artigos analisados abordam dois principais tipos de transição: da universidade-trabalho e mercado-mercado. No primeiro caso, os jovens enfrentam o desafio de ingressar no mercado de trabalho após a formação acadêmica. No segundo caso, os adultos buscam novas áreas de atuação dentro ou fora de suas organizações.

Para que a transição de carreira seja bem-sucedida é preciso planejar as ações, preparar-se financeiramente, compartilhar com alguém que já fez uma transição, cuidar dos sentimentos e buscar orientação profissional. Essas são algumas das dicas de Aleika Magalhães, gestora do setor de Carreiras e do Departamento de Relações Internacionais da Newton Paiva, uma instituição de ensino superior,  referência em Minas Gerais, e que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas.

Pensando nisso, a Aleika preparou algumas dicas para aqueles que querem mudar de carreiras:     
  • Planejamento da Transição: avaliar habilidades, interesses e requisitos da nova carreira.
  • Preparação Financeira: estar preparado financeiramente para desafios ou períodos de renda reduzida.
  • Compartilhamento de Experiências: buscar conselhos de pessoas que já passaram por uma transição.
  • Gestão Emocional: lidar com sentimentos como ansiedade, medo e angústia.
  • Orientação Profissional: procurar ajuda de orientadores de carreira ou coaches.
  • Exploração de Novas Competências e Interesses: desenvolver habilidades e explorar novos interesses.

“Não existe idade para se fazer transição de carreira. A transição pode ser realizada em qualquer etapa de vida. Recomendamos sempre que seja feita de forma planejada para que se tenha sucesso. Durante um processo de transição, o que é mais complexo é lidar com os sentimentos que variam entre ansiedade, medo, angústia, até chegar na etapa de ação e comprometimento”, afirma Aleika.

A transição de carreira pode ser vista como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, pois permite ao indivíduo explorar novas possibilidades, desenvolver novas competências, ampliar seus horizontes e encontrar um propósito de vida. No entanto, é importante ressaltar que ela não é um processo fácil nem rápido. É preciso ter paciência, persistência, flexibilidade e resiliência para enfrentar os desafios, as incertezas e as frustrações que podem surgir ao longo do caminho.

“A insituição quer dar todo o apoio aos alunos na mudança de carreiras e entendemos que às vezes a decisão pode ser díficil. Por isso, oferecemos um suporte completo para aqueles que desejam fazer transição de carreira ou se qualificar para o mercado de trabalho. Com uma profissionais capacitados e experientes que estão à disposição para orientar, apoiar e encorajar os nossos estudantes”, destaca a professora.

A transição de carreira é uma tendência no mundo do trabalho, que está cada vez mais dinâmico, competitivo e exigente. Segundo pesquisa do LinkedIn, que ouviu mais de 10 mil profissionais, 60% dos trabalhadores brasileiros cogitam mudar de emprego neste ano e 20% já iniciaram as buscas por um novo trabalho. Esse movimento reflete as transformações que estão ocorrendo na sociedade, economia, tecnologia e cultura. Os profissionais precisam se adaptar às novas demandas, às novas habilidades e aos novos interesses que surgem a cada dia.

O Centro Universitário Newton Paiva conta com um setor de Carreiras que tem como objetivo auxiliar os alunos e egressos na construção e desenvolvimento de suas carreiras. O setor oferece serviços gratuitos como orientação profissional, coaching, mentoria, oficinas, palestras, eventos, feiras de empregabilidade, divulgação de vagas e parcerias com empresas.     

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp