21/12/2023 às 15h20min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h06min

Segmentos diretamente ligados ao foodservice geram 6,1 milhões de empregos entre janeiro e setembro de 2023

Número é 7% maior do que o do mesmo período de 2022 no Brasil; pesquisa inédita da Melius Consulting abrange ocupações formais

Rafael Franco e Tadeu Rover
WGO Comunicação
Divulgação/Envato

Dezembro, 2023 – As atividades econômicas ligadas ao foodservice, com serviços prestados no preparo ou fornecimento de refeições fora do lar, geraram 6,1 milhões de empregos no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, um aumento de 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. A informação consta no relatório “Reflexo da Pandemia nos Foodservices”, da Melius Consulting, que mostra que o setor, o mais impactado durante a pandemia da Covid-19, continua em forte processo de retomada.

Os resultados do terceiro trimestre mantiveram a recuperação dos meses anteriores, com os segmentos diretamente relacionados aos foodservices crescendo 6% em relação ao ano anterior e 1,3% se comparado ao desempenho do segundo trimestre de 2023.

Somente os setores de bares e restaurantes criaram 330 mil novas vagas de trabalho em 2023. Isso representou a consolidação da recuperação desses segmentos, que em 2022 já haviam registrado mais de 4,1 milhões de ocupações formais após dois anos de profunda crise e instabilidade. Assim, os restaurantes aumentaram a sua oferta de empregos em 6,6% e os bares em 6,8% na comparação com 2021, quando foram identificadas 3,1 milhões de ocupações com registro formal na primeira dessas categorias de estabelecimento no Brasil. Na ocasião, esse volume significou uma queda expressiva de 16% na comparação com os 4,5 milhões de postos de trabalho existentes em 2019.

Com quase 4,1 milhões de empregos entre janeiro e setembro, o setor de restaurantes superou com certa folga as 3,8 milhões de ocupações existentes no mesmo período de 2022, ano em que houve uma recuperação de 6,6% em relação a 2021, quando foram registrados 3,1 milhões de postos de trabalho. Esse volume representou então uma desaceleração expressiva de 14,6% ao se contrapor aos 3,6 milhões de postos de trabalho com vínculo empregatício nos 12 meses anteriores.

Ao mesmo tempo, o relatório da Melius revela que o número de estabelecimentos desse segmento sofreu uma sequência sucessiva de fechamento de empresas neste intervalo de três anos, passando de 403.330 unidades em 2020 para 388.135 em 2022, quando houve retração de 1,1% na comparação com os 392.515 restaurantes que existiam em 2021. 

“Sabe por que houve essa discrepância entre o crescimento no número de empregos e a diminuição da quantidade de estabelecimentos? Porque muitos restaurantes que tiveram de fechar as portas durante a pandemia não conseguiram mais voltar a funcionar. E isso aconteceu enquanto a demanda por serviços estava em alta no setor, fazendo com que quem estava funcionando tivesse que contratar mais gente”, explica o economista Amílcar Lacerda, coordenador da pesquisa e que presta serviço há 30 anos para empresas agroindustriais de alimentos e bebidas no Brasil. 

O especialista também destaca a retomada importante de outro segmento muito próximo ao de restaurantes. “O setor de bares cresceu 6,7% em termos de empregos em 2022, quando se recuperou de uma expressiva queda de 19% em 2021, ano em que essa categoria de estabelecimento foi muito impactada pelos efeitos provocados pela crise sanitária da Covid-19”, reforça.

Metodologia

A Pesquisa Melius Foodservices também demonstra as peculiaridades específicas analisadas em cada atividade, categoria, segmento e subsegmentos. A equipe da empresa de consultoria estratégica, com mais de 25 anos atuando na área, desenvolveu a metodologia, seus conhecimentos e insights no Brasil, identificando os pontos fortes, fracos e as oportunidades ao efetivamente mensurar a real evolução ou a estabilidade nos negócios por tipo de ocupações e classes segmentadas por tamanho e região geográfica no Brasil.

“Esse relatório é resultado de dois anos de trabalho da equipe da Melius especializada em pesquisas de mercado e análises de ciência de dados voltados para mensurar o efetivo movimento, desempenho e tamanho dos mercados foodservices relativos a dois pontos principais: os serviços de alimentação preparada fora do lar (foodservice core), bem como os seus serviços em atividades atualmente existentes em entretenimentos, lazer, saúde e cuidados pessoais, educação e ensinos, atividades esportivas, recreativas e relax, catering de transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviários, a qual chamamos de atividade nas categorias non-foodservice-core, destaca Lacerda.

Sobre a Melius

Fundada em 2016, a Melius Consulting é uma empresa de consultoria estratégica com sede na cidade de São Paulo. Focada em gerar valor de forma consistente aos seus clientes, conta com uma ampla atuação e experiência dos sócios em diversos segmentos, como agronegócio, saúde, varejo, instituições financeiras, serviços e entretenimento. Suas soluções incluem planejamento e gestão financeira e estratégica, reestruturação de negócios e dívidas, assessoria em M&A, desenvolvimento de novos go-to markets, além de governança corporativa, cultura organizacional, compliance, modelos de retenção de colaboradores e estruturações societárias. Sua metodologia é estruturada de forma a validar os processos mais utilizados no mercado junto a vasta experiência da equipe, o que determina assertividade e critérios de excelência nos resultados obtidos, que são decorrentes das análises com objetivos e metas claros, respeitando a individualidade de cada cliente, trazendo indicadores de melhorias e planos de ação factíveis com a facilidade da implementação.


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