20/12/2023 às 14h06min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h04min

Dia do Mecânico: TAKAO compartilha histórias inspiradoras de profissionais que impulsionam a indústria automotiva

Segundo o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em 2022, o número de profissionais capacitados ultrapassou a marca de 130 mil

Assessoria
https://www.grupoprinter.com.br/
Arquivo pessoal
Comemorado em 20 de dezembro, o Dia do Mecânico é mais do que a celebração de uma profissão. É, também, o momento de reconhecer as pessoas que impulsionam a indústria automotiva e que mantém a frota circulante em funcionamento.

De acordo com dados do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), em 2022, o Brasil contava com mais de 68 mil oficinas de reparo especializadas em automóveis, utilitários e comerciais leves. Esses estabelecimentos movimentaram R$ 71 bilhões no período, com 40% do total, apenas, em mão-de-obra.  Além das questões econômicas e estruturais, o segmento promove a ascensão profissional para muitos brasileiros. Segundo o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o número de profissionais capacitados ultrapassou a marca de 130 mil no período.

Nesta data, a TAKAO, marca de componentes para motor comercializada pela Goop Distribuidora, compartilha histórias inspiradoras. Dentre elas, está a trajetória de Fátima Soares, fundadora e CEO da empresa. Além de liderar uma das marcas de autopeças mais reconhecidas no Brasil, a executiva se tornou um modelo para as mulheres no meio automotivo.

Nos anos 80, Fátima era sócia de uma retífica de motores em São Paulo e testemunhou as dificuldades de obtenção de peças para automóveis importados. Diante desse cenário, a empresária enxergou uma oportunidade de negócio e decidiu importar e distribuir esses produtos com agilidade para o mercado. Assim nasceu a Goop, distribuidora de autopeças, que em, apenas um ano, cresceu exponencialmente. Após 10 anos, mantendo a filosofia de estar sempre próxima ao mercado reparador e oferecer soluções inovadoras, a empresa lançou a marca TAKAO. “Nutrimos o entusiasmo pelo universo da mecânica e da indústria automotiva, da mesma forma que nossos clientes. Quando dizemos que juntos movemos motores, não estamos apenas referendando a marca. Trata-se de algo que realmente acreditamos e praticamos todos os dias”, afirma.

Paula Mascari, mecânica, preparadora de motores e criadora de conteúdo, é outro exemplo de determinação e realização profissional. Desde criança, era fascinada por carros e, aos 17 anos, optou por seguir na profissão. Mas as barreiras impostas pela sociedade, na época, afastaram o sonho. Então, decidiu seguir pela área do Direito. Entretanto, a paixão pelos motores nunca a abandonou.

Em 2018, Paula tomou uma decisão: largou a carreira de mais de 10 anos como advogada e se matriculou no curso de Mecânica. Apesar de enfrentar desafios, não desistiu. Com sede de conhecimento, se formou em diversas especialidades, desde preparação de motores até pilotagem esportiva. No entanto, no início, o acesso ao mercado de trabalho não foi fácil. O preconceito e a falta de oportunidades impediram que conseguisse um emprego. Sem desistir, se dedicou com mais afinco, realizando mais treinamentos e adquirindo um carro para colocar em prática tudo que aprendia em sala de aula. Hoje, ela é reconhecida e respeitada no círculo automotivo por levar informação de qualidade para mecânicos e mecânicas.  Além disso, é uma profissional requisitada para preparação de motores de competição em inúmeras categorias do automobilismo nacional. Paula reflete sobre os caminhos que trilhou: “Desde o início da minha jornada como mecânica, busco compartilhar dificuldades e vitórias. Sempre recebi muitas mensagens de mulheres que, também, são apaixonadas pelo meio automotivo e procuro incentivá-las.  Afinal, em todas as áreas passamos por desafios, o que muda é a forma como os enfrentamos e superamos.”

Marcos André Braga, sócio e gerente Comercial da Tigrão Autopeças há dezesseis anos, é uma figura respeitada no mercado de reparação automotiva da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com 38 anos de carreira, Braga iniciou sua jornada quando o irmão dele o convidou para trabalhar em uma revenda de autopeças. Como notou que o conteúdo técnico agregava valor no relacionamento comercial com os clientes e, dessa forma, conseguia promover uma venda mais qualificada e fidelizar os consumidores, o gerente matriculou-se e frequentou cursos voltados para a formação de mecânico. Com a experiência adquirida no decorrer dos anos, fundou a Comercial Tigrão Autopeças, um parceiro estratégico da TAKAO no estado carioca. A empresa conta, atualmente, com seis lojas e dois centros de distribuição, empregando cerca de 160 colaboradores. “Comecei do zero. Não tinha conhecimento sobre mecânica quando iniciei na área e tive que me capacitar, pois, assim como reparar um motor de um carro, vender uma peça para o conserto também não é fácil”, declara Braga. O empresário, também, se mostra contente em poder comemorar o Dia do Mecânico e manda um conselho aos colegas de profissão: “O sucesso, neste trabalho, é fruto de três fatores: da busca constante pelo domínio do conhecimento técnico, pela ética nas relações comerciais e de trabalho e pelo foco na satisfação do consumidor.”
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp