20/12/2023 às 09h58min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h01min

4 dicas para uma viagem de carro tranquila neste fim de ano

Ações preventivas, como a manutenção veicular, ajudam a mapear a “saúde” do veículo e corrigir problemas, proporcionando passeios mais seguros

Imprensa Henkel
(Foto: Divulgação)
O tão esperado período de fim de ano chegou e muitos brasileiros aproveitam para descansar e pegar a estrada. Para que a viagem seja de fato especial, a atenção ao carro é um fator primordial, afinal qualquer problema mecânico pode prejudicar ou até mesmo inviabilizar um passeio, além do custo inesperado com o conserto.

Antes de viajar, o ideal é levar o carro para uma manutenção veicular, que fará um check up do veículo para sinalizar se está tudo em dia ou se há necessidades de reparação e/ou troca de peças. A expressão “prevenir é melhor do que remediar” traduz a importância da revisão de veículos.

O piloto da Stock Car, Bruno Baptista, costuma aproveitar o recesso de fim de ano da categoria para viajar de carro. Ele lista problemas comuns ocorridos no veículo em uma viagem e que podem ser evitados com ações preventivas:

1 - Cuidado com trinca/fissura no para-brisa
Imagine ter o veículo multado e apreendido em plena viagem por conta de pequenos danos no para-brisa? O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informa que pode haver, no máximo, dois danos em um pára-brisa, sendo que esses danos não podem ser superiores em de 4 cm de diâmetro em uma configuração circular ou qualquer outro dano acima de 10 cm de comprimento.

Não pode haver também nenhum dano na área crítica de visão do condutor. O descumprimento resulta em infração de natureza grave, cinco pontos na CNH, multa e retenção do veículo para regularização.

Em vez de viajar com para-brisa trincado, o ideal é promover a substituição do para-brisa, que pode ser solucionado no mesmo dia.

“Viajar com a visão prejudicada no para-brisa é muito perigoso, ainda mais no período noturno. Nesses casos, a substituição do equipamento é a melhor alternativa e sua fixação é feita de forma eficiente com adesivos poliuretanos, como o Teroson Bond,  possibilitando que o condutor volte a utilizar o veículo poucas horas depois”, explica Bruno Baptista, que venceu etapa recente na Stock Car.

2 - Motor higienizado evita problema e gasto extra
Os veículos estão sujeitos a acúmulo de resíduos carbonizados dentro do motor, principalmente. A presença desses resíduos ocorre geralmente pela queima inadequada de combustível.

“A carbonização excessiva nas áreas internas do sistema do motor dificulta o fluxo de combustível e, em consequência, gera consumo maior de combustível. Em uma viagem longa, esse consumo desnecessário de combustível pode também pesar no bolso”, salienta o piloto da Stock Car.

A higienização do motor deve ser feita na manutenção por profissionais com o uso de descarbonizantes, como o Loctite SF 7979, para a remoção de impurezas de bicos injetores, pistões, válvulas de admissão e escape, carburadores e câmaras de motores, entre outros.

3 - Atenção aos rolamentos
Os rolamentos agem para que toda a mecânica flua em sincronia. Ocorre que a má fixação dos rolamentos pode colocar em risco todo o sistema, podendo até gerar  superaquecimento, o que afeta diretamente o desempenho e segurança do veículo .

A análise do desempenho dos rolamentos e o do sistema na roda é feita na manutenção veicular. A montagem correta pode ser realizada com o uso de adesivos anaeróbicos Loctite, permitindo que seja aplicado a tensão correta e que o componente trabalhe dentro de suas especificações.
 
4 - Cuidado com a suspensão
Depois dos pneus, a suspensão é quem sente os impactos do asfalto. É comum encararmos em períodos de férias vias de terra, esburacadas e cheias de ondulações. O maior volume de chuvas de fim de ano pode prejudicar ainda mais as superfícies.

Para encarar tantas adversidades, é importante que os componentes de todo o sistema de suspensão estejam bem fixados. O afrouxamento e soltura de porcas e parafusos podem comprometer o funcionamento eficiente da suspensão, elevando o risco de acidente. Adesivos anaeróbicos, como o Loctite 277, costumam ser aplicados na manutenção veicular para o travamento de roscas e parafusos, garantindo maior segurança.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp