21/12/2023 às 02h32min - Atualizada em 21/12/2023 às 02h32min

Hilux SRX Plus traz recursos e visual da GR-Sport com preço próximo ao da SRX

Amplo espectro

A história é simples: a Toyota aplicou na nova versão SRX Plus uma série de mudanças criadas para a versão GR-Sport da Hilux. Quase todas novidades na GR-Sport focavam na melhora do desempenho, principalmente no off-road: aumento do vão livre para o solo de 28,6 para 32,3 cm, reforço na suspensão, freios a discos na traseira, amortecedores monotubo de 35 mm e bitolas alargadas em 14 cm na dianteira e 15,5 cm na traseira. Isso, claro, se refletiu no visual, com caixas de roda mais protuberantes, que deu um visual bem agressivo à picape. Para a linha 2024, a marca japonesa resolveu pegar todas essas modificações e aplicar na SRX Plus, mas com mais foco no conforto e no asfalto.
Essa pequena diferença na vocação é bem representada pelos pneus do modelo: em vez dos 265/65 R17 da GR-S, a nova versão usa os 265/60 R18. Em comparação com o GR-Sport, as molas dianteiras são mais macias e a barra estabilizadora traseira é específica para focar mais no conforto e aproveitar a maior estabilidade permitida pelo alargamento dos eixos.
Sob o capô, a Hilux SRX Plus traz o mesmo motor das versões normais da picape. Trata-se do turbodiesel 2.8L 16V de 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm. A versão GR-Sport usa este motor com uma configuração diferente, que aumenta a potência para 224 cv e o torque para 55 kgfm. A transmissão da SRX Plus é automática com seis marchas e conta com tração 4X2 com acoplamento de 4X4 e 4X4 reduzida por seletor eletrônico. O modelo conta ainda com bloqueio do diferencial traseiro.
A estratégia da Toyota com esta nova configuração é ampliar a oferta de versões para manter a folgada liderança que mantém no segmento de picapes médias no Brasil há anos. Para dar uma ideia, este ano a picape da Toyota já emplacou este ano mais de 44 mil unidades, ou 80% mais que sua principal rival, a Chevrolet S10. Esse domínio, aliás, não é novidade. O modelo domina o segmento desde 2016 e neste período comercializa sempre entre 45 mil e 50 mil unidades.
Esse total é obtido pela soma nas vendas de um número bem grande de versões. Atualmente, apenas na linha com cabine dupla há nada menos que seis versões, sendo que a GR-Sport é a topo de linha e a SRX Plus vem logo em seguida. A mais cara sai a R$ 372.890 enquanto a SRX Plus, que tem visual semelhante, fica em R$ 334.890, ou cerca de R$ 10 mil mais que a SRX. Basta examinar a lista de equipamentos da nova versão para constatar que a relação custo/benefício foi melhorado, mesmo que o preço não seja dos mais atraentes, em nenhuma dessas versões mais luxuosas.
Visualmente, além das molduras do para-lamas alargados, a SRX Plus recebe também uma peça que combina santantônio e aerofólio. Por dentro, a tela da central multimídia tem 9 polegadas, tem conexão sem fio para espelhamento através do Android Auto e Apple CarPlay. O modelo conta ainda com ar-condicionado digital duplo, revestimento em couro, bancos dianteiros elétricos com ventilação computador de bordo, câmera 360° e alguns poucos recursos ADAS como alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O modelo tem ainda sete airbags, controle de tração, de estabilidade e para reboque e assistente de subida e de descida.

Impressões ao Dirigir
Potência sob controle

A avaliação proposta pela Toyota privilegiou os trechos de terra. Mesmo que a vocação do modelo seja um pouco mais para o asfalto se comparado à GR-Sport, a SRX Plus se saiu bem. A primeira coisa que nota é que não há mudanças em relação à aceleração, já que o motor é o mesmo 2.8 TD com 204 cv e 50,9 kgfm.
A segunda coisa é o comportamento das suspensões, bem mais redondo, com muito menos movimentos e tremores, tanto longitudinalmente quanto lateralmente. Em curvas, a barra estabilizadora de maior calibre compensa a suspensão mais macia e faz com que a traseira se mova de forma mais uniforme, plana e controlável.

Ficha Técnica
Toyota Hilux SRX Plus

Motor: Diesel, dianteiro, longitudinal, 2.755 cm³, sobrealimentado por turbo com intercooler, com quatro cilindros em linha e 16 válvulas e injeção direta de combustível.
Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração 4X2 com 4X4 e 4X4 com reduzida, controlada por seletor eletrônico giratório. Possui controle eletrônico de tração com bloqueio do diferencial e controle de descida.
Capacidades off-road: 32,3 cm de altura livre do solo, 30º de ângulo de ataque e 26º de ângulo de saída.
Potência máxima: 204 cv a 3.400 rpm.
Torque máximo: 50,9 kgfm a 2.800.
Diâmetro e curso: 92 mm X 103,6 mm. Taxa de compressão: 15,6:1
Aceleração 0-100 km/h: 12,0 segundos.
Velocidade máxima: 180 km/h.
Suspensão: Dianteira independente com braços duplos triangulares, molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira com molas semielípticas de duplo estágio com amortecedores montados fora do chassi. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 265/60 A/T R18.
Freios: Dianteiros e traseiro por discos ventilados. ABS com EBD de série, controle de descida.
Carroceria: Utilitário esportivo montada sobre longarinas com quatro portas e sete lugares. 5,33 metros de comprimento, 2,20 m de largura, 1,83 m de altura e 3,08 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista.
Peso: 2.140 kg.
Capacidade de carga: 1.000 kg e 1.240 litros até a borda da caçamba.
Tanque de combustível: 80 litros.
Produção: Zárate, Argentina.
Lançamento da versão no Brasil: novembro de 2023.
Preço: R$ 334.890.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp