20/12/2023 às 07h03min - Atualizada em 20/12/2023 às 08h04min

Parceria entre Acervo dos Palácios e IPEN restaura escultura de São Jerônimo

Técnica inovadora consegue recuperar imagem e preservar o patrimônio artístico do Palácio do Governo

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/parceria-entre-acervo-dos-palacios-e-ipen-restaura-escultura-de-sao-jeronimo/
DownloadGoverno de SP
Processo de higienização, realizado pela restauradora Adriana Pires no laboratório de restauro do Acervo dos Palácios

O governo do Estado de São Paulo, através de uma parceria entre o Acervo dos Palácios – departamento da Secretaria da Casa Civil – e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN) implementaram com sucesso um processo inovador de recuperação de uma escultura de São Jerônimo em madeira que estava em processo de deterioração.

O projeto, que conta com diversas fases, como o diagnóstico do objeto, a consolidação polimérica, a análise evolutiva das etapas, o restauro e as análises finais, é muito importante para as Ciências do Patrimônio, pois pela primeira vez esse tipo de ação foi realizado com sucesso em um objeto artístico-histórico no Brasil.

O processo começou com uma avaliação do objeto e da escolha pela melhor técnica para recuperá-lo, que levou muitos anos de pesquisa da restauradora-conservadora do Acervo dos Palácios, Adriana Pires. Ela é responsável pelo laboratório de restauro do Acervo dos Palácios há 21 anos e conheceu a técnica de consolidação polimérica durante um simpósio. Logo se lembrou da escultura e da possibilidade de restaurá-la com esse procedimento.

“A escultura de São Jerônimo, em madeira policromada, chegou ao laboratório de restauração em estado grave de conservação. A peça apresentava muitas perdas de suporte por ataques intensos de insetos xilófagos, cupim e broca, e estava totalmente desestruturada pelas perdas significativas de material. Existiam lacunas enormes no interior da peça, o que dificultou nosso trabalho de restauração, já que não dispúnhamos de nada que pudesse alcançar e preencher tão profundamente as áreas atacadas”, disse Adriana.

Escultura antes e depois do tratamento e processo de restauro

Segundo a restauradora, a consolidação polimérica com uso de radiação ionizante foi a técnica perfeita para esse processo de reestruturação do suporte. Foi a partir da consolidação no irradiador de cobalto 60 que o processo de restauração da peça pôde ser concretizado.

Para viabilizar o projeto, foi indispensável o apoio da equipe do IPEN, coordenada por Pablo Vasquez, que participou ativamente da pesquisa e possuía laboratório com equipamentos de ponta para a execução.

A consolidação polimérica é um processo que preenche perdas da escultura (“orifícios”) com uma resina que solidifica em contato com radiação gama. Para sua utilização num objeto histórico-artístico, os pesquisadores Dr. Pablo Vasquez e Dra. Maria José de Oliveira selecionaram uma resina específica, dentre diversas desenvolvidas, que se adequasse às especificidades necessárias para o procedimento e respeitassem as particularidades da escultura.

Colaboraram para a viabilização da ação o Departamento de Tomografia do Hospital Universitário da USP e o Museu de Zoologia da USP, que captaram imagens para as análises iniciais do procedimento e as imagens finais para a avaliação de resultados.

Também foram feitas análises físico-químicas em parceria com o Laboratório Essencis Tecnologies, que possibilitarão estudos mais aprofundados sobre a composição técnica da obra.

Durante a consolidação polimérica, a peça foi colocada num pequeno reator, criado sob medida para a escultura. O processo cria um vácuo que força a entrada da resina nos espaços vazios no interior da obra, submersa na substância e dentro da estrutura, com a indução de uma pressão positiva. O processo leva aproximadamente 24 horas.

Na sequência, a escultura passou por processo de restauro no laboratório de restauração do Acervo dos Palácios, onde foram realizadas ações curativas como limpeza (após a realização dos testes de solvência), nivelamentos e reintegração pictórica. Todos os materiais usados na restauração da obra são reversíveis e específicos para esse tipo de ação.

“É gratificante ver o resultado bem-sucedido desse processo de restauro nesta escultura sacra. Acredito que após 10 anos de pesquisa em busca de um método para poder recuperar a obra estamos frente a uma grande conquista científica, que aplicou tecnologia de ponta numa área tão específica como o restauro, possibilitando que a escultura volte a ser exposta.”, declarou Adriana.

DownloadGoverno de SP
A restauradora Adriana Pires durante o processo de restauro da escultura, no laboratório do Acervo dos Palácios
A restauradora do Acervo dos Palácios, Adriana Pires e a pesquisadora Maria José de Oliveira durante avaliação da escultura
DownloadGoverno de SP
Pablo Vasquez acompanha processo de tomografia da obra no Hospital Universitário da USP
DownloadGoverno de SP
Detalhe da obra em raio-x, na qual podemos ver as lacunas que serão preenchidas pela resina. Executado pelo setor de radiografia do IPEN
DownloadGoverno de SP
Confecção do reator exclusivo para o processo de consolidação polimérica, realizado pelo técnico Vagner Fernandes, do IPEN
DownloadGoverno de SP
São Jerônimo dentro do tomógrafo para realização de exame de imagem, no Museu de Zoologia da USP
DownloadGoverno de SP
Análise físico-química no laboratório Essencis Tecnologies
DownloadGoverno de SP
Procedimento de reintegração cromática realizado pela restauradora Adriana Pires, no laboratório de restauro do Acervo dos Palácios

O post Parceria entre Acervo dos Palácios e IPEN restaura escultura de São Jerônimo apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp