19/12/2023 às 20h05min - Atualizada em 20/12/2023 às 00h05min

É Ano Novo: Confira os 11 erros para evitar na Comunicação Digital com seu cliente em 2024

Não ter uma mensagem clara, não conhecer o público e não ter uma estratégia e planejamento são os maiores erros da comunicação digital

Joaquina da Silva
Freepik.

No mundo empresarial atual, a tecnologia tornou-se a peça-chave para impulsionar o crescimento, a eficiência e a inovação. Segundo a pesquisa "E-commerce Trends 2024", realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online por mês.

 Além disso, 85% dos brasileiros realizam ao menos uma compra mensal pela internet. Esses dados evidenciam que empresas e marcas que integram a tecnologia em seus processos operacionais não apenas sobrevivem, mas prosperam em um mercado competitivo.

A evolução da comunicação digital trouxe uma variedade de ferramentas essenciais, como smartphones, computadores, tablets e até mesmo smart TVs, tornando-se indispensáveis para qualquer negócio que deseje fortalecer sua presença online.

Mas além de superar a barreira física, essa troca de informações acontece de forma clara, rápida e precisa, ou seja, quando feita da maneira certa, há uma série de benefícios. Entre outras vantagens estão a economia de tempo e dinheiro. Porém, tudo isso não quer dizer que não há ruídos ou interferências. No entanto, é possível evitá-los. 

Então, diante desse cenário da comunicação digital - que pretende continuar em 2024 -, é fundamental saber os erros que existem nesse meio e, principalmente, como não errar. Dessa forma, será possível aproveitar todos os benefícios da comunicação digital e online. 

No entanto, a ausência de conhecimento sobre os 11 erros mais frequentes ao abordar seu cliente é um desafio. Por isso, compilamos dicas para ajudá-lo a iniciar o ano de 2024 tornando sua empresa potência no mercado digital. Confira! 

1. Pensar somente nas redes sociais 

Não dá para negar que redes sociais como o Instagram, Facebook e TikTok são ferramentas poderosas para o seu negócio e para a vida cotidiana de um modo geral. Porém, elas não são as únicas. Existem outros meios de comunicação tão importantes quanto esses e que vale a pena investir. 

De acordo com os especialistas, plataformas com um número virtual de WhatsApp e um site bem estruturado também agregam valor à sua marca e são outras maneiras de alguém entrar em contato. Além disso, o e-mail ainda tem se mostrado uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente e não é atoa que estratégias de e-mail marketing dão super certo.

 

2. Não entender o seu público-alvo 

Não ter um público-alvo definido é perigoso para a sua mensagem e também para a sua empresa. Além do risco de uma mensagem inadequada, a falta de uma persona, de acordo com o seu cliente, vai refletir na sua captação de leads e, consequentemente, no ROI do seu negócio. 

Portanto, entenda o seu público-alvo. Defina um tom de voz e aprenda a falar a língua do seu cliente. Uma mensagem personalizada, envolvendo um posicionamento único, será um diferencial na comunicação digital da sua marca contra outras empresas. 

3. Não ter uma estratégia 

Não é só o público-alvo: a ausência de uma estratégia definida de mensagem vai afetar o seu projeto como um todo. É importante pensar em como agir e em como se comunicar. Então, tenha um planejamento, com metas e objetivos, além de um conteúdo bem desenhado para os seus clientes. Esse carinho em pensar sobre oque comunicar, como comunicar e para quem falar evita ruídos e uma mensagem sem clareza. 

4. Mensagem repleta de interferências 

Para evitar ruídos na comunicação digital, é interessante ter um objetivo claro, saber para onde está indo e quais são os objetivos da sua mensagem - tudo isso, sem perder a identidade da sua empresa. 

A falta de clareza sobre esses aspectos faz com que suas informações sejam recebidas e interpretadas de maneira não desejada. E o pior: o retorno não será do jeito esperado. Futuramente será bem complicado driblar esse ruído. 

Então, pense em quem vai receber, mas também considere as características da sua mensagem e o que ela quer transmitir. 

5. Ignorar críticas 

Claro que ninguém gosta de receber um comentário ruim e, muitas vezes, o impulso é apagar aquela mensagem e fingir que ela nunca existiu. Porém, na verdade, mensagens negativas são uma ótima oportunidade dentro da comunicação. No meio desse comentário é possível mostrar a posição da empresa diante de uma possível crise, sem contar que isso também ajuda a apresentar como o negócio soluciona impasses. 

Não caia no erro de simplesmente deletar críticas. Aproveite essa mensagem e a trate como um feedback e também como um ponto de melhoria do seu negócio.

 

6. Não conhecer a concorrência 

A concorrência existe e ignorar a existência dela é um problema para a comunicação digital com seu cliente e também para a posição do seu negócio no mercado. Acontece que a concorrência pode ter formas de se comunicar que vão ensinar a não errar. Aproveitar as fraquezas dos concorrentes, incluindo seus problemas de comunicação, vão auxiliar na formação de uma mensagem mais clara e direta com o seu cliente. 

Estude os pontos negativos de outras marcas, a forma como ela se comunica e alcança novos clientes. Veja como é a mensagem dessas empresas e busque aprender com elas. 

7. Não analisar métricas 

Relatórios de engajamento, desempenho e resultados apontam dados reais sobre o andamento da empresa - incluindo as formas de comunicação digital dela. Não contar com uma ferramenta de análise de métricas é o mesmo que trabalhar sem planejamento e estratégia: no escuro, sem entender porque o ROI está negativo. 

Então, sempre veja onde errou e oque pode ser melhorado nas suas mensagens. Essa pequena atitude analítica ajuda na tomada de melhores decisões e mensagens bem estruturadas. 

8. Conteúdo raso 

Falta de informações ou informações sem autoridade, ausente de fontes confiáveis e sem embasamento, resultam em mensagens que serão recebidas com desconfiança. É preciso argumentar com dados precisos para um bom posicionamento e também para não colocar em risco a credibilidade da sua marca. 

9. Frequência de mensagens 

Quem não é visto, não é lembrado. Então, nesse caso, a periodicidade das mensagens conta e a demora para novos envios é uma oportunidade para a concorrência aparecer. 

Não perca seu lugar e fique sempre em primeiro lugar: tenha um calendário para novas mensagens, recorrentes e de grande relevância.

 

10. Focar apenas em vendas 

 

Não dá para negar que as vendas são o maior objetivo da sua marca. Mas deve-se ir além disso e mostrar soluções para seus clientes, como guias ou dicas, que vão mostrar que você realmente se importa em ajudar - e não só com o seu bolso. 

Conteúdos ricos que vão além do seu produto ou serviço também ajudam na criação de novas mensagens e meios do cliente entrar em contato. 

11. Não pensar na experiência do público 

Até aqui você já aprendeu que entender quem é seu público-alvo e como enviar as informações são importantes para uma comunicação digital efetiva. Porém, não são os únicos pontos a serem considerados: como o cliente recebe essa mensagem e os canais de recebimento também é imprescindível. 

Considere toda a experiência do usuário, seja ela mobile ou desktop, e busque adaptar a mensagem para cada canal. Com essa - e todas as outras dicas acima - a comunicação digital com seu cliente em 2024, será sem erros ou problemas.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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