19/12/2023 às 18h04min - Atualizada em 19/12/2023 às 20h11min

Simulador gratuito Omada

Configuração com o simulador de Wi-Fi da TP-Link

Alice Bezerra da Silva
www.tp-link.com.br
TP-Link

Gerenciamento de rede em nuvem: conheça o simulador gratuito Omada
Explore as possibilidades de configuração com o simulador de Wi-Fi da TP-Link


O Emulador Omada da TP-Link é um software que permite aos usuários simular virtualmente a interface de gerenciamento da série de produtos Omada da TP-Link sem a necessidade de possuir ou usar o hardware real associado a esses produtos. Isso significa que os usuários podem acessar e explorar todas as funcionalidades e configurações da interface de gerenciamento da série Omada, como se estivessem interagindo com o hardware real, mesmo que não tenham o hardware físico em mãos. Desta forma, os usuários podem entender melhor como os produtos funcionariam em diferentes cenários antes de implementá-los fisicamente, auxiliando na tomada de decisões de compra, permitindo que os interessados avaliem as capacidades e a interfere de usuários dos produtos Omada sem custo algum.

Este Emulador é projetado para replicar a experiência de configuração, ajuste de parâmetros em tempo real e monitoramento de uma rede, utilizando os dispositivos Omada, que são soluções de rede empresarial, como roteadores, switches e pontos de acesso. A ideia é fornecer uma plataforma interativa onde profissionais de TI, administradores de rede ou entusiastas podem familiarizar-se com o software de gestão Omada.

É possível acessá-lo por meio da home do site TP-Link ou através do acesso direto pelo link, para utilizar as ferramentas que a plataforma rica em recursos oferece, sem necessidade de fornecer dados pessoais ou realizar cadastros. Com uma interface que oferece diversas opções simplificadas de configuração individuais ou em massa, monitoramento detalhado, ferramentas de análise e suporte técnico avançado. Seja para planejar a instalação de dispositivos, monitorar o consumo de banda ou realizar ajustes técnicos, o simulador é uma solução completa que atende os profissionais que buscam otimizar sua conectividade Wi-Fi. Conheça quais são essas vantagens.

Plataforma para gestão de redes escalonáveis
A TP-Link está comprometida em fornecer soluções de rede de alta qualidade, direcionadas para empresas de todos os tamanhos – desde pequenas até grandes corporações graças a seus produtos que permitem alta escalabilidade de rede. Destaca-se o público-alvo mais técnico, incluindo integradores e profissionais de TI, que buscam ferramentas avançadas para gerenciar e otimizar suas redes. Uma das principais funcionalidades disponíveis na plataforma é a lista de equipamentos, que permite aos gestores de TI visualizarem todos os dispositivos conectados à rede de forma rápida e eficaz. Eles têm a capacidade de bloquear, desconectar ou remover clientes da rede com facilidade, proporcionando um controle completo sobre a infraestrutura de rede.

Personalização
A interface do simulador é altamente personalizável, permitindo ao usuário moldar o ambiente de acordo com suas necessidades específicas, seja adicionando ou removendo informações relevantes para a gestão da rede. A configuração também se tornou simples e rápida. Criar uma nova rede wireless é fácil: defina o nome, o tipo e salve. Automaticamente a configuração será aplicada em todos os access points conectados à controladora, que oferece também a função de portal cativo, direcionando os clientes para uma página de autenticação ao se conectarem à rede Wi-Fi, como nos aeroportos. E você poderá redirecioná-los para páginas específicas após a conexão, ideal para divulgar eventos ou parceiros. Essas funcionalidades tornam a configuração e a gestão da rede Wi-Fi mais simples e eficientes do que nunca. Podendo aproveitar o poder do controle total sobre sua infraestrutura de rede.

Configuração de VPN
Já na configuração de VPN (Virtual Private Network) é apresentado um conjunto de ajustes e parâmetros que poderá ser definido para estabelecer uma conexão segura pela internet entre dois dispositivos ou redes, criando uma espécie de “túnel” protegido para transmitir dados de forma criptografada. Ao configurar uma VPN, você define protocolos de segurança, como por exemplo, OpenVPN, L2TP/IPsec ou PPTP, credenciais de autenticação, com nome de usuário e senha, endereços dos servidores VPN, do cliente e servidor, e outras opções de segurança, como certificados digitais. Isso adiciona uma camada extra de proteção às suas comunicações online, dificultando a interceptação ou monitoramento de dados por terceiros na internet.

É ideal para preservar a privacidade, acessar redes empresariais remotamente e contornar restrições geográficas. Além disso, você pode obter uma visão geral das funções de dados de redes do cliente, com detalhes estatísticos. Esta configuração de VPN é vital para garantir a segurança da rede e a análise de equipamentos, que ajuda a identificar e resolver problemas de desempenho. Tudo isso pode ser feito de maneira simples e intuitiva, com troca fácil entre telas. Na seção de clientes, os usuários podem acessar uma lista completa dos dispositivos conectados à rede, bem como informações sobre seu consumo de banda e os usuários que se autenticaram na rede Wi-Fi.

Essa funcionalidade fornece insights valiosos para a gestão da rede. Para um monitoramento abrangente, os logs registram todas as atividades na rede Wi-Fi, incluindo desconexões e falhas. Esses registros simplificam o processo de identificação e resolução de problemas, garantindo um desempenho consistente da rede. Na seção de eventos, os alertas e notificações podem ser configurados de acordo com as necessidades da empresa. Isso significa que a equipe de TI pode receber e-mails imediatos quando eventos específicos ocorrerem, possibilitando o monitoramento remoto e ação imediata. Por fim, destacamos que os testes disponíveis na controladora são o ping e tracert, utilizados para identificar se o dispositivo (seja ele, um access point, switch ou roteador) possui conectividade à internet e o tempo de resposta de cada equipamento. Isso contribui para a manutenção proativa da rede e a identificação precoce e possível problemas.

Monitoramento e Análise
Isso inclui histórico de falhas de associação, como tentativas de conexão no Wi-Fi e status de conexão, com alertas da controladora que se integra com switches e roteadores. É possível obter uma visão geral da velocidade da conexão com a internet, e a controladora informa sobre o consumo de banda em cada porta do equipamento.
Isso ajuda a entender se a rede está consumindo toda a banda larga disponível. Além disso, há informações sobre pacotes enviados e taxa de utilização na rede. A tela lista os dispositivos com maior consumo de banda e tráfego, clientes conectados, além do tempo de conexão de cada dispositivo na rede. Ou seja, a ideia é ter uma visão de forma simplificada da rede, e com isso saber se é necessário fazer um upgrade do plano.

Ferramentas de Simulação e Planejamento
Funcionalidades avançadas, como o mapa de calor, permitem simular a cobertura dos dispositivos Wi-Fi, otimizando o planejamento da instalação. A opção "Show Signal" fornece dados cruciais sobre a qualidade do sinal, enquanto outras ferramentas avaliam o impacto das características físicas, como paredes, na propagação do sinal. Dessa forma, é possível avaliar e posicionar o access point em um local que garanta uma maior distribuição do sinal. O "Device Map" é uma integração com o mapa que permite ao cliente localizar seus equipamentos em relação ao ponto de instalação. Ao clicar em um equipamento, é possível ver o status das portas e sua velocidade de conexão


O simulador irá mostrar toda essa parte do mapa de calor e suas funções, porém devido ser apenas um simulador, pode apresentar algumas falhas caso o cliente queira fazer algum teste real, recomendamos utilizar o link abaixo para utilizar a ferramenta do mapa de calor.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp