19/12/2023 às 14h33min - Atualizada em 19/12/2023 às 20h03min

Empresa funerária investe em saúde mental e reduz casos de depressão entre colaboradores

Programa oferece acompanhamento personalizado que vai do diagnóstico ao desfecho clínico, com uma jornada acompanhada por conteúdos educacionais

Redação
Divulgação

Rosa Master, referência em assistência familiar em vida e pós-vida, por meio do programa de saúde mental e bem-estar da Telavita, primeira clínica digital de psicologia e psiquiatria do Brasil, reduziu 51,5% dos casos graves e moderadamente graves de depressão entre colaboradores. Além disso, a empresa também observou uma diminuição de 40% de casos graves de estresse e 45,8% de casos graves e moderados de ansiedade após a intervenção.

No programa, que teve início em 2021, os colaboradores contam com acompanhamento personalizado e completo, que vai desde o diagnóstico ao desfecho clínico, com uma jornada acompanhada por conteúdos educacionais. Enquanto isso, a empresa recebe relatórios que ajudam a desenvolver uma gestão emocional baseada em dados. “Desde que iniciamos o programa, tivemos uma redução do estigma associado à saúde mental e aumento da compreensão sobre o tema, além da redução do indicador de absenteísmo, melhorias na produtividade, diminuição da rotatividade, atração e retenção de talentos, melhorias no clima organizacional e aumento da satisfação dos clientes”, diz Rosaline Oliveira, psicóloga organizacional da Rosa Master.

Falar sobre a morte é um tabu para mais de 73% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep). O estudo também mostrou que 82,4% das pessoas acham que não tem nada mais sofrido que a dor da perda de alguém. Para Rosaline, esse foi um dos grandes motivos para que a Rosa Master investisse na promoção da saúde mental. 

“Em média, cerca de 60% do nosso público lida em seu ambiente de trabalho com o luto e a dor do outro. O colaborador que precisa lidar com a morte pode apresentar, sim, consequências para o seu psicológico e apresentar sintomas de frustração, depressão e isolamento. Aqui, adquirimos uma postura acolhedora e empática com todos os colaboradores.  Temos uma cultura mais flexível e humanizada, disponibilizamos abono de falta e flexibilidade de horário. E através da Telavita, conseguimos fornecer de imediato o atendimento psicológico que proporciona um atendimento de qualidade e prático, que pode ser encaixado na rotina deles e que é bastante eficaz”, reforça a psicóloga.

Quando questionada sobre os resultados, Rosaline acredita que as ações de prevenção à saúde dos colaboradores só estão trazendo benefícios, como a diminuição de absenteísmo, maior engajamento, produtividade dos colaboradores e lucratividade. “Os colaboradores se sentem importantes, valorizados e ouvidos. Tivemos aumento em seu nível de satisfação, nível de comprometimento, além de motivá-los de forma a estimular o envolvimento para alcançar seus resultados e superarem seus desafios”, explica a especialista.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp