19/12/2023 às 10h55min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h08min

Fim do ano letivo: Como promover competências diversas na fase escolar

Especialistas das áreas de finanças, tecnologia e idiomas explicam como trabalhar com esses pontos

JB
Freepik
 

A educação infantil é considerada uma das fases mais importantes da vida de uma pessoa, já que é o período de formação do caráter, da identidade e do desenvolvimento físico e psicológico. Por isso, a educação básica deve ir além da formação acadêmica, fornecendo as ferramentas necessárias para que as crianças e os adolescentes estejam preparados para a vida em sociedade e, ainda, tenham uma trajetória de sucesso.

 

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento que estabelece o conjunto de assuntos, competências e habilidades a serem trabalhados na educação básica –, a escola deve possibilitar aos estudantes os meios para que eles consigam mobilizar e articular seus conhecimentos de maneira conjunta com as dimensões socioemocionais. Assim, eles se tornam capazes de enfrentar situações complexas da vida cotidiana, independentemente de o contexto ser acadêmico, pessoal ou profissional.

 

Para ajudar no processo de aprendizagem, especialistas dão dicas de como aprimorar o conhecimento de crianças e jovens em segmentos como tecnologia, educação financeira e idiomas.

Tecnologia

 

Luanna Luna, Head de Educação do iFood e cofundadora do Movtech

Segundo Luanna, a inclusão digital pode ser um acelerador educacional e torna mais amplo a equidade de grupos sub-representados. “É necessário fomentar o desenvolvimento e potencializar a formação técnica e comportamental desde educação básica. Como Movimento, buscamos cada vez mais mobilizar parceiros, para acelerar o ecossistema que forma talentos em escala, incluindo milhares de brasileiros no mercado de tecnologia até 2030”. O Movimento trabalha com um projeto voltado para crianças e adolescentes, a Maratona Tech, maior competição de tecnologia do país, que neste ano contou com mais de 900 mil estudantes, dos anos fundamental e médio, de escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

 

Fernanda Faria, Diretora de Inovação da

A fim de promover oportunidades para jovens, e também de reduzir o gap de gênero no setor de tecnologia, a , iniciativa de impacto social que foca em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade, disponibiliza, em parceria com o Mercado Livre e Beta Hub, o Conectadas - programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. A Diretora de Operações da organização, Fernanda Faria, destaca: “Em 2024, queremos cada vez mais gerar oportunidades para meninas em situação de vulnerabilidade”. A iniciativa prioriza em seus processos seletivos mulheres negras, e/ou trans travestis, e planeja abrir uma nova edição para este curso. Para mais informações acesse o site.

 

Educação Financeira

 

Gabriela Torquato, head do Instituto XP, iniciativa da XP Inc.

Para Gabriela, desenvolver as crianças "Ter contato com a Educação Financeira desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais que contribuem com a formação enquanto cidadão. Se aprenderem quanto antes, maiores são as chances de colocarem em prática e se lembrarem dos conceitos no momento da tomada de decisão. Nas escolas, pode ser incorporada de maneira transversal utilizando temáticas já presentes nas disciplinas do currículo dos alunos. Além disso, pode ser implementado explorando os caminhos que a educação financeira abre para conquistar sonhos e ampliar a construção de futuro e liberdade"

 

Idiomas

 

Thais Senna, professora e coordenadora pedagógica da Ebony English

De acordo com Thais, é fundamental envolver crianças no processo de aprendizagem de um novo idioma. “Elas estão aprendendo diferentes mundos e o inglês pode ser apresentado como mais uma possibilidade de descoberta, em especial por meio de brincadeiras. Realizar atividades que envolvam música, selecionar parte do vocabulário, cantar em conjunto, dançar e brincar com as palavras em inglês ajudam na memorização do idioma”, afirma. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp