19/12/2023 às 09h55min - Atualizada em 19/12/2023 às 16h06min

Projeto Gerdau Transforma completa 5 anos com 30 mil beneficiados por cursos de capacitação ao empreendedorismo

Programa em parceria com Besouro de Fomento Social é voltado para quem quer montar ou aprimorar seu negócio; em 2023, 38% dos alunos aumentaram a renda depois do curso

Ovo Comunicação
https://www.gerdautransforma.com.br/
Alexandra Santos de Sá participou do curso em abril buscando formalizar seu negócio de confeitaria artesanal. Foto: Arquivo pessoal

O Gerdau Transforma, programa de capacitação e mentoria para o empreendedorismo da Gerdau em parceria com a Agência Besouro de Fomento Social, completou cinco anos com o marco de ter impactado a vida de quase 30 mil pessoas. Desde 2019, quase 6.000 alunos tiveram seus projetos incubados, dos quais 3.457 conseguiram abrir e manter seus negócios com a ajuda da mentoria no Brasil e na América Latina. 

O projeto tem o objetivo de promover a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, desenvolvendo habilidades e conhecimentos de gestão.

“Essa abordagem visa não apenas capacitar, mas também contribuir ativamente para o desenvolvimento de comunidades e do entorno como um todo”, afirma Vinicius Mendes Lima, CEO da Besouro, que também destaca a importância de estimular o protagonismo empreendedor. “Estamos promovendo uma mudança estrutural”, completa.  

Por meio da metodologia “By Necessity”, criada por Vinicius, as aulas abordam temas como desenvolvimento de marca e produto, projeção de vendas, pesquisa de mercado, levantamento de custos, divulgação do negócio e conceitos financeiros. Os cursos são gratuitos e voltados para pessoas com mais de 18 anos que já têm um negócio próprio ou sonham em ter um. 

Só em 2023, com a conclusão da 30ª turma, o programa capacitou mais de 1.500 empreendedores em 24 estados do Brasil. “Acreditamos que o empreendedorismo tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, empoderando pessoas e moldando um futuro melhor”, reforça Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau. 

Após as 20 horas de curso, divididas em cinco dias, os alunos saem com um plano de ação pronto para ser executado e ainda passam por um período de incubação com mentorias e consultorias durante 90 dias. Neste período, solucionam dúvidas sobre o desenvolvimento do negócio em reuniões semanais e presenciais com os professores. 

Alexandra Santos de Sá, de Sapucaia do Sul (RS), participou do curso em abril buscando formalizar seu negócio de confeitaria artesanal. Com o acompanhamento dos instrutores, ela obteve um CNPJ e abriu caminho para fazer parcerias com empresas, vendendo seus produtos para eventos corporativos da região. “Quero continuar expandindo para ter mais estabilidade, ao invés de ficar na gangorra das vendas sazonais”, diz a empreendedora.

Além disso, o programa atua para aumentar os postos de trabalho e diversificar a renda nas comunidades em que está inserido. Esse ano, 38% dos participantes aumentaram a renda, de R$ 1.920,33 para R$ 2.648,59, após a conclusão do curso. 

Sobre a Gerdau  

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Por meio da divisão de novos negócios, a Gerdau Next, atua em segmentos adjacentes ao aço. A companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. A Gerdau também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau tem uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).  

Sobre a Agência Besouro 

A Agência Besouro de Fomento Social, vinculada ao Grupo Besouro, é uma organização da sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, dedicada à assistência social, educacional e cultural e à inovação. Com sede em Porto Alegre (RS) e comprometida com alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, atua em parceria com governos e organizações públicas e privadas no Brasil e no exterior com o propósito de oferecer melhores condições e oportunidades de vida às pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Por meio da metodologia “By Necessity”, desenvolvida por seu fundador Vinicius Mendes Lima, a Besouro oferece capacitação para a criação de negócios próprios a custos baixos ou zero, além de iniciativas relacionadas à Educação para o Futuro do Trabalho.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp