15/12/2023 às 10h34min - Atualizada em 19/12/2023 às 00h01min

IPVA 2024: Quais as regras para conseguir isenção do imposto?

Conheça as categorias elegíveis e saiba como solicitar para garantir sua isenção do próximo IPVA

Wellington Glogovchan
Sim
 

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa obrigatória que os proprietários de veículos devem pagar anualmente. No entanto, algumas pessoas podem ser elegíveis para a isenção desse imposto. No caso do IPVA 2024, é importante entender as regras que permitem que os contribuintes solicitem essa isenção. Confira abaixo quais as principais e mais comuns regras para conseguir a isenção do IPVA.

 

1. Pessoas com deficiência

 

Uma das categorias que podem solicitar a isenção do IPVA são as pessoas com deficiência. Para isso, é necessário que a deficiência seja de natureza física, visual, mental severa ou profunda, ou autismo. Além disso, o veículo deve ser adaptado para atender às necessidades da pessoa com deficiência. É importante ressaltar que a isenção do IPVA é válida apenas para um veículo por pessoa.

 

2. Táxis, ônibus e transporte escolar

 

Veículos utilizados para a prestação de serviços de táxi, transporte escolar ou transporte coletivo de passageiros também podem solicitar a isenção do IPVA. No entanto, é necessário que esses veículos estejam devidamente registrados e autorizados pelos órgãos competentes.

 

3. Veículos antigos

 

Em alguns estados, proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação podem solicitar a isenção do IPVA. Essa regra visa incentivar a preservação de veículos antigos e é uma forma de reconhecer o valor histórico e cultural desses automóveis.

 

4. Veículos de entidades filantrópicas

 

Veículos utilizados por entidades filantrópicas, como hospitais, asilos e instituições de assistência social, também podem ser isentos do IPVA. No entanto, é necessário que essas entidades estejam devidamente registradas e se enquadrem nos critérios estabelecidos pela legislação estadual.

 

5. Veículos roubados ou furtados

 

Caso o veículo tenha sido roubado ou furtado e não tenha sido recuperado até a data de vencimento do IPVA, o proprietário pode solicitar a isenção do imposto. Para isso, é necessário apresentar o boletim de ocorrência do roubo ou furto e seguir os procedimentos estabelecidos pelo órgão responsável pela cobrança do imposto no estado.

 

Como solicitar a isenção do IPVA?

 

Para consultar o IPVA 2024 e a possibilidade de isenção, é necessário entrar em contato com o órgão responsável pela cobrança do imposto no seu estado. Geralmente, é preciso apresentar uma série de documentos que comprovem o enquadramento nas regras de isenção. Esses documentos podem incluir laudos médicos, documentos de registro do veículo, comprovantes de filantropia, entre outros.

 

É importante ressaltar que as regras para a isenção do IPVA podem variar de estado para estado, por isso, é fundamental consultar as informações específicas do seu local de residência.

 

A isenção do IPVA pode representar uma economia significativa para os proprietários de veículos. Caso você se enquadre em alguma das categorias mencionadas acima, entre em contato com o órgão responsável pela cobrança do IPVA no seu estado e verifique quais são os documentos necessários e os prazos para solicitar a isenção. Dessa forma, você poderá usufruir desse benefício e economizar.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp