15/12/2023 às 17h00min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h06min

Mentoria gratuita auxilia jovens a desenvolverem competências socioemocionais

Alumna
https://www.alumna.com.br/
Larissa Ushizima - Foto: Thais Castro

Respeito às relações interpessoais, facilidade de comunicação, espírito de liderança, trabalho em equipe. Essas e diversas outras habilidades são conhecidas como soft skills ou competências socioemocionais. As características têm sido cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. Neste ano, por exemplo, uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half no LinkedIn mostrou que a inteligência emocional é considerada a principal habilidade para uma boa liderança, eleita por 49% dos 726 pesquisados. Para ajudar a desenvolver essas aptidões, a organização sem fins lucrativos, Alumna, fundada em 2019 pelas ex-alunas da Universidade de Brasília (UNB), Larissa Ushizima e Renata Malheiros, atua por meio de um programa de mentoria 100% online e gratuito.

 

O principal objetivo do programa é orientar e inspirar jovens mulheres em sua jornada profissional. Atualmente, a Alumna está com inscrições abertas para as turmas 9 e 10, voltadas para mulheres e pessoas não-binárias, acima de 18 anos, no final da graduação (qualquer curso) ou recém-graduadas e que têm interesse em serem mentoradas. As mulheres que queiram ajudar a alavancar a carreira de uma jovem e que têm 1 hora por mês de disponibilidade para realizar esse trabalho, também podem se inscrever como mentoras. 

 

“Há um reconhecimento no mercado de trabalho de que as competências técnicas, ou seja, o conhecimento a respeito da área de formação é importante. Mas o diferencial da carreira está na capacidade da pessoa de integrar conhecimento técnico com as habilidades socioemocionais, como curiosidade, adaptabilidade, colaboração e coragem”, afirmou a a co-fundadora e conselheira do Instituto Alumna, Larissa Ushizima.

Larissa conta que a mentoria é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dessas habilidades, por meio da troca de experiências que acontecem de forma mensal entre mentora e mentorada. “De acordo com a literatura especializada, a mentoria de carreira é uma forma de fortalecer uma rede de networking, compartilhar informações sobre o mercado de trabalho e oportunidades de emprego, além de trabalhar questões como comunicação assertiva e resiliência”, disse.

 

Os encontros online e gratuitos promovidos pela Alumna buscam democratizar o acesso à mentoria de carreira, que segundo Larissa,  chega a custar R$ 2.000. Ela diz que o foco da ONG é oferecer essa conexão de forma gratuita e acolhedora. “Queremos apoiar as participantes a navegarem pelo mercado de trabalho, que ainda é muito marcado por barreiras culturais às mulheres”, concluiu.

 

Sobre a Alumna:

 

A Alumna é uma rede para desenvolvimento de habilidades socioemocionais e empregabilidade de jovens mulheres. Por meio de programa de mentoria 100% online e gratuito, profissionais experientes são conectadas a mulheres em início de carreira com perfil diverso. O principal objetivo é promover maior equidade de gênero e raça no mercado de trabalho, formando a próxima geração de mulheres líderes com olhar para a diversidade. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp