15/12/2023 às 16h24min - Atualizada em 18/12/2023 às 16h02min

Câncer de pele: Brasil registra aumento de atendimentos hospitalares de casos da doença

Campanha Dezembro Laranja faz alerta sobre diagnóstico precoce e prevenção

Viviane Soares Bucci
divulgação

Os hospitais do Brasil registraram aumento de 17,87% nos atendimentos de casos de câncer de pele, na comparação entre os anos de 2018 e 2022. Os dados do Ministério da Saúde mostram que, no primeiro ano, foram registrados 43.706 atendimentos hospitalares, enquanto no segundo ano do comparativo, 51.519.

Ainda segundo dados da Pasta, até setembro deste ano, o País contabilizou 43.819 casos de atendimentos hospitalares de câncer de pele. Já o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que o Brasil deve registrar cerca de 220 mil novos casos deste tipo de tumor por ano, no triênio 2023 a 2025.

Apesar de ser o de menor mortalidade entre todos os tipos de tumores, se não for tratado de maneira adequada pode resultar em mutilações. Além disso, o problema é dividido em dois tipos: o melanoma e os não melanoma, sendo que este último é o mais frequente em território brasileiro e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos.

Ao longo deste mês, a campanha Dezembro Laranja alerta para a prevenção do câncer de pele e a necessidade do diagnóstico precoce. “A pele é o maior órgão do corpo humano e a prevenção e o cuidado sempre serão as melhores alternativas. Porém, isso não ocorre na prática, pois grande parte dos brasileiros não têm costume de utilizar protetor solar no dia a dia”, explica o coordenador do serviço de Dermatologia da Santa Casa de São José dos Campos, Samuel Henrique Mandelbaum.

O especialista salienta, ainda, que o protetor solar deve ser usado mesmo por quem não trabalha ou passa grande parte do dia exposto aos raios do sol. “É necessário estar atento aos primeiros sintomas, como sinais e pintas que mudam de cor ou de tamanho, manchas que sangram ou descamam, entre outros”, pontua.

O tratamento deste tipo de câncer varia de acordo com a gravidade e tamanho do tumor, sendo que uma das principais indicações é a cirurgia para retirada da lesão. “O câncer de pele tem cura, mas é imprescindível que o diagnóstico seja precoce”, finaliza o especialista.

 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos:

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – [email protected] (11) 9 91119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp