18/12/2023 às 11h34min - Atualizada em 18/12/2023 às 12h06min

A força da cultura organizacional: o pudim de leite condensado 

* Fernando Eduardo Mesadri 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

Antes mesmo de abordar cultura organizacional faz-se necessário entender o termo polissêmico “cultura”, tarefa difícil pois é necessário encará-lo como uma grande “teia de significados”. A cultura possui os mais variados tipos de entendimentos, tais como: “a cultura popular”, “a cultura letrada”, “as representações”, as práticas discursivas partilhadas por diversos grupos sociais, os sistemas educativos, a medição cultural por meio de intelectuais ou a quaisquer outros campos temáticos atravessados pela polissêmica noção de “cultura” (BARROS, 2004, p. 55).  

Falar sobre cultura e tentar defini-la é algo complexo, que requer minúcia e detalhamento, pois envolve vários significados e significantes entrelaçados, os quais não podem ser analisados isoladamente, mas como fazendo parte de um processo a uma dada realidade, localizada no tempo e no espaço.  

Em meio a essa variedade de culturas, a cultura organizacional se faz presente no universo das organizações, ainda que pertençam ao mesmo segmento produtivo, por exemplo, uma montadora de veículos, possui culturas diferenciadas a partir do processo pelo qual se dá a montagem e a tecnologia empregada, além do país de origem a que a empresa pertence.  

Cabe aqui ressaltar um conceito de cultura organizacional, por meio do autor Srour (1998, p. 174) que versa sobre este tema: “A cultura é aprendida, transmitida e partilhada. Não decorre de uma herança biológica ou genética, porém resulta de uma aprendizagem. A cultura organizacional exprime então a identidade da organização. É construída ao longo do tempo e serve de chave para distinguir diferentes coletividades”.        

Recentemente, visitei uma multinacional alemã, situada na Cidade Industrial de Curitiba (PR). Estava acompanhado por outros profissionais que foram conhecer um projeto exitoso, voltado para o desenvolvimento de Jovens Aprendizes. O projeto possui uma formação profissional e cidadã, além de estar totalmente integrado à responsabilidade social.  

Ao longo do nosso intervalo para o almoço, encontramos s funcionários nos alertando que naquele dia era o dia do “pudim” nossa expectativa foi aumentando pelo tão propalado pudim.  De fato, a propaganda não foi enganosa e, finalmente, nos defrontamos com uma fatia generosa do “pudim de leite condensado”. Tudo que nos falaram era a mais pura verdade. Uma sobremesa deliciosa, em que a colher deslizava facilmente, uma consistência e sabor incomparáveis regado acompanhado por uma calda de caramelo igualmente deliciosa.   

Mas, afinal o que há de tão extraordinário em um pudim de leite condensado?  

Ele faz parte de um dos fenômenos pelo qual a cultura organizacional ganha a sua força, os valores humanos e dominantes que ele carrega no interior da organização. Há trinta e dois anos, ele vinha sendo servido da mesma maneira e sempre admirado por todos os comensais. Porém, o cozinheiro responsável pela sua confecção, aposentou-se, sendo a partir de então feito por outros profissionais da cozinha. Mas, já não era o mesmo, apesar de todos os esforços empreendidos, a reclamação era geral, o pudim já não era mais o mesmo, as tentativas de reprodução não lograram sucesso.  

O que fazer então? 

O cozinheiro aposentado, foi recontratado para explicitar o conhecimento da receita do famoso pudim. Pelo período de três anos treinou os funcionários da cozinha para reproduzir fielmente a receita, hoje resta apenas uma funcionária que foi treinada e que fabrica cerca de 2.800 fatias do pudim. Para alívio de todos, ele voltou o “pudim de leite condensado”, representante de uma história organizacional de afetividade e satisfação em bem servir, principalmente aos seus funcionários que também orgulhosos servem a todos os seus convidados. Essa história exemplifica o que a cultura organizacional representa: “nosso jeito ser e de fazer as coisas”.  

*Fernando Eduardo Mesadri é Mestre em Educação Professor dos Cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis no Centro Universitário Internacional Uninter.  


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