14/12/2023 às 15h01min - Atualizada em 16/12/2023 às 00h00min

Selic caiu: 5 dicas para PMEs conseguirem crédito

De acordo com especialistas, conseguir crédito é um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores

Linker
Freepik

A busca por financiamento pode ser um desafio significativo para pequenas e médias empresas (PMEs), mas com as orientações certas, esse processo pode se tornar mais prático e acessível. Segundo David Mourão, CEO e cofundador do banco voltado para pequenas e médias empresas, Linker, conseguir crédito é um dos processos mais burocráticos e demorados para empreendedores, inclusive a simples simulação de crédito corporativo pode ser uma barreira.

De acordo com Mourão, a recente queda de 0,5% da Taxa Selic abre margem para novos empreendedores buscarem capital. “A queda da taxa de juros além de possibilitar o investimento e crescimento das empresas, também aumenta o número de novos empreendedores que resolvem iniciar um novo negócio, já que passam a ter acesso menos custoso a capital”, comenta o especialista. Pensando nessas dificuldades enfrentadas pelas PMEs, David compartilha cinco dicas essenciais para empreendedores que estão procurando obter crédito.

 
  1. Prepare uma apresentação financeira sólida: Antes de buscar crédito, é crucial apresentar informações financeiras claras e precisas. Isso inclui demonstrações de resultados, balanços patrimoniais e fluxos de caixa. Ter uma compreensão profunda de sua situação financeira ajudará a construir confiança com os credores e demonstrar que você está tomando decisões conscientes.
  2. Conheça suas necessidades e objetivos: Defina claramente por que você está buscando crédito e como pretende usá-lo para impulsionar o crescimento do seu negócio. Ter metas específicas e um plano bem definido mostra aos credores que você é um tomador de empréstimo responsável e capaz de maximizar os recursos recebidos.
  3. Explore diferentes opções de crédito: Existem várias opções de crédito disponíveis para as PMEs, desde empréstimos tradicionais até linhas de crédito rotativo e soluções de financiamento alternativas em fintechs especializadas neste mercado. Pesquise e compare as opções para encontrar aquela que melhor se alinha às suas necessidades e capacidade de pagamento.
  4. Mantenha um bom histórico de crédito empresarial: Um histórico de crédito empresarial saudável é fundamental para conseguir boas taxas e termos de empréstimo. Certifique-se de pagar suas obrigações financeiras pontualmente e de forma consistente. Isso construirá uma reputação positiva aos olhos dos credores e facilitará a obtenção de crédito no futuro.
  5. Utilize tecnologia financeira a seu favor: A tecnologia está transformando o setor financeiro, tornando processos mais ágeis e eficientes. Fintechs especializadas no mercado de PMEs oferecem soluções de gerenciamento financeiro, acesso a crédito e ferramentas de análise que podem ajudar os empreendedores a se destacarem na busca por crédito. Utilizar essas ferramentas pode agilizar o processo e aumentar suas chances de aprovação.
 

O CEO e cofundador do Linker enfatiza que o acesso ao crédito é fundamental para impulsionar o crescimento das PMEs, e seguir essas dicas pode fazer toda a diferença na obtenção de financiamento de forma bem-sucedida. Com preparação adequada, conhecimento das opções disponíveis e uma abordagem estratégica, as PMEs podem navegar pelo processo de busca de crédito com confiança.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp