14/12/2023 às 14h27min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h09min

Confira as dicas de segurança para o período de festas, compras no comércio e viagem de férias

Especialista destaca que é preciso cuidados com a residência para que os bens não fiquem desprotegidos. Importante também ter atenção na hora de ir às compras

Infinita Comunicação
Divulgação/Grupo Anjos da Guarda
Com a proximidade das festas de fim de ano e as férias escolares é necessário redobrar os cuidados no caso de viagens. Segundo o especialista em Segurança  do Grupo do Grupo Anjos da Guarda, Maicon Marques, é muito importante que as pessoas invistam em sistemas modernos e integrados que dificultem a ação dos assaltantes, impondo barreiras e sinais que  certamente serão percebidos pelos proprietários, resultando no acionamento das forças policiais.  “Investir em tecnologia de sistemas residenciais de segurança é prezar pelo bem estar familiar e cuidar do patrimônio”, destaca.

Entre os equipamentos mais modernos, Maicon Marques  cita a instalação de câmeras com sensores de movimento para as áreas externas, dispositivos integrados de sensores de presença e abertura de portas e janelas e sirenes por meio de um sistema que comunica ao proprietário sobre a presença de pessoas dentro da residência.  Existem no mercado câmeras de segurança smart que possibilitam a integração com sirenes e lâmpadas internas ou externas que podem ser acionadas de forma remota ou programada, tanto para passar a impressão de que a casa está ocupada quanto em casos que se identifique movimentação no interior das residências nos dias programados como férias da família.  A tecnologia também dispõe de um sistema com cerca elétrica e sensores perimetrais tipo IVA, que permitem a identificação, disparo de alarme sonoro, acionamento de refletores e alerta via dispositivo Mobille do proprietário, em caso de invasão de perímetro.

Comércio – Outra questão, além das viagens e da ausência de casa, é o cuidado com as compras nesse período. “Quem for fazer as compras dos presentes de Natal e fim de ano deve ficar atento, pois o movimento é intenso. Cuidar com aos pertences, o celular, a  bolsa e os pacotes. Observar sempre ao redor ao caminhar pelas ruas e, em qualquer sinal de risco, buscar a ajuda da autoridade policial mais próxima”, alerta Maicon Marques.


Confira a seguir outras dicas para quem for viajar:
 Tranque as portas e janelas.
 Não divulgue para a vizinhança que a família irá sair de férias.
 Solicite a alguém de extrema confiança para que visite a casa durante o período para verificar as condições de segurança.
 Não deixe tranca ou cadeado exposto para o lado de fora do portão. Correntes com cadeados expostos podem sinalizar que a casa está vazia.
 Lembre-se de conferir semanas antes da viagem a funcionalidade das câmeras, alarmes, cercas e demais sistemas de segurança instalados.
 Verificar a funcionalidade dos sistemas um dia antes de viajar não permitirá tempo hábil de manutenção caso se identifique alguma inoperância.
 Evite deixar as luzes acesas.  E se possível instale temporizadores em algumas lâmpadas.
 Se for ficar muito tempo fora, suspenda a entrega de revistas e jornais para evitar acúmulo de materiais nas portas e chamar a atenção de estranhos.
 Se possível faça uma cópia das chaves e deixe-as com um vizinho ou amigo de confiança.
 Antes de se ausentar, tenha certeza de que tudo está devidamente fechado: portas, janelas, portões.


Na hora de ir às compras:
 Prefira usar os cartões. Notas chamam muito a atenção.
 Use modelos de bolsas menores, com zíper, bem junto ao corpo.
 Evite abrir a carteira no meio da rua.
 Mantenha o celular em um lugar seguro, na bolsa. Não caminhe e fale ao celular ao mesmo tempo.
 Cuidado ao entrar e sair dos caixas eletrônicos. Certifique-se que está seguro ao redor.
 Cuidado com as compras online. Tenha certeza de que o site é confiável.
 Passe o cartão na máquina. Não entregue para outra pessoa. Confira os valores pagos.
 Evite transitar com relógios, jóias e brincos para não despertar a atenção de estranhos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp