14/12/2023 às 15h12min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h06min

5 profissões para trabalhar na área de beleza e mudar de vida em 2024

É possível se profissionalizar sem fazer faculdade, por meio de cursos profissionalizantes que preparam para o mercado de trabalho

Nayara Campos
Assessoria
Imagem de cookie_studio no Freepik

Mudar de carreira ou transformar a vida profissional são objetivos comumente listados nas metas de ano novo, afinal, o trabalho ocupa grande parte do tempo no dia a dia e está diretamente ligado ao desejo de realizar sonhos pessoais e se encontrar profissionalmente. Para concretizar as mudanças esperadas, o final de ano e começo de um novo são épocas propícias para fazer planos e traçar estratégias para alcançar os objetivos.

Para Daniele Bornea, diretora da área de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Embelleze, rede de escolas profissionalizantes na área da beleza, se planejar com antecedência é importante para que as ações necessárias para alcançar a meta de mudar a vida profissional se tornem hábitos na rotina, como, por exemplo, o hábito do estudo. “O mercado de trabalho está em constante mudança e a cada dia surgem novas tendências e necessidades. Quem deseja buscar uma nova posição na carreira precisa de planejamento e dedicação aos estudos, já que se capacitar tende a ser um passo necessário para se atualizar e ganhar destaque na área pretendida”, afirma Bornea.

Com atuação na área de ensino profissionalizante em beleza, Daniele destaca que o mercado de cuidados estéticos apresenta possibilidades diversificadas de atuação e lista cinco cursos com alta procura no Instituto Embelleze:

 

1) Cabeleireiro

Profissão tradicional no mercado de beleza, trabalhar como cabeleireiro abre um leque de possibilidades de atuação. Focado na estilização dos cabelos, Daniele Bornea destaca que o “cabeleireiro pode atuar em local próprio, à domicílio ou em salões de terceiros, cenários que ressaltam a versatilidade da profissão. O profissional também pode se especializar em várias outras áreas, como alisamentos, colorações e penteados, por exemplo, e aumentar os serviços oferecidos aos clientes”, afirma.

 

2) Barbeiro

O cuidado estético voltado para o público masculino é a especialidade de quem trabalha com barbearia. E ao contrário do que se pode pensar em um primeiro momento, “o universo da barbearia inclui muito mais do que somente fazer barba, cabelo e bigode. O profissional pode se capacitar para oferecer serviços nas áreas de tricologia, colorimetria, visagismo, alisamento e relaxamento, diversificando seu atendimento”, ressalta Bornea.

 

3) Micropigmentador

O up na autoestima e a praticidade trazida pela micropigmentação de sobrancelhas, lábios e olhos têm encantado clientes nos últimos anos, colocando esta profissão como mais uma entre as potenciais para se trabalhar na área de beleza. Além disso, o profissional micropigmentador tem um ticket médio mais elevado do que se trabalhasse apenas com design de sobrancelhas, por exemplo, justamente por ser um trabalho que entrega um resultado duradouro para as clientes.

 

4) Especialista em cachos

Os cabelos cacheados estão sendo cada vez mais valorizados com a tendência de usar os fios naturais, livres de químicas de alisamentos e sem os danos causados por chapinhas e secadores. Este cenário abre espaço para a atuação de cabeleireiros especializados em cachos, que, segundo Daniele, “podem atuar para valorizar, tratar, definir, cortar, colorir e criar mechas, seguindo conceitos de visagismo”.

 

5) Especialista em penteados

Além das demandas corriqueiras, “o profissional especialista em penteados tende a ser mais procurado em épocas como agora, no fim de ano, momento propício para aumentar o faturamento em decorrência das festas de formaturas e confraternizações de empresas e famílias”, destaca Bornea.



 

Sobre o Instituto Embelleze

Considerada a maior rede de escolas profissionalizantes na área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze foi fundado em 1998 para qualificar e certificar profissionais que buscam extrair o melhor do mundo da beleza e inspirar as pessoas ao seu redor. Desde então, a marca já formou mais de 2 milhões de profissionais e tem mais de 150 mil alunos inscritos em cursos de suas unidades, que estão presentes em 99% dos estados brasileiros e não param de crescer.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp