14/12/2023 às 13h40min - Atualizada em 15/12/2023 às 04h04min

As últimas tendências em materiais de construção sustentável: opções e benefícios

Confira mais sobre o assunto

Victor
Pexels
Conforme o planeta enfrenta desafios ambientais cada vez mais urgentes, a indústria da construção está reagindo com avanços no desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis. 

Isso porque, vemos uma crescente tendência da conscientização e da busca por alternativas ecologicamente responsáveis para as soluções que já conhecemos, destacando as inúmeras opções disponíveis e os benefícios associados a essas escolhas.

A construção sustentável, então, deixou de ser apenas uma tendência passageira e tornou-se um requisito fundamental para empreendimentos conscientes do meio ambiente. 

Projetados para minimizar o impacto ambiental ao longo de todo o ciclo de vida de uma construção, os materiais sustentáveis são uma das alternativas que mais se adequam a essa prática. Isso inclui desde a extração e fabricação dos materiais até sua utilização e eventual demolição.

As últimas tendências em materiais de construção sustentável 
As últimas tendências em materiais de construção sustentável refletem uma crescente conscientização ambiental na indústria da construção. Novos avanços estão direcionados para materiais que são renováveis, de baixo impacto ambiental e energeticamente eficientes. Além disso, vemos uma ênfase crescente em materiais reciclados e recicláveis, bem como a incorporação de tecnologias inovadoras, como concreto de baixo carbono e isolamento térmico de alto desempenho. 

A busca por eficiência energética, durabilidade e redução do desperdício continua a impulsionar o desenvolvimento de materiais de construção sustentável, moldando o futuro da construção de maneira mais amigável ao meio ambiente. No estudo feito pela Obramax, Panorama da Construção Civil, podemos ver algumas dicas nesse sentido.

"Os materiais de construção sustentáveis representam uma revolução positiva na indústria da construção. Eles não apenas permitem a construção de edifícios mais eficientes em termos de recursos, mas também ajudam a mitigar os impactos ambientais negativos. A escolha de materiais sustentáveis não é apenas uma opção ética, mas também uma estratégia inteligente para o futuro. Estamos testemunhando uma transformação na maneira como construímos, e isso nos levará a um mundo mais ecológico e resiliente." diz Ricardo Cicero, especialista de materiais de construção da Obramax

Construção seca
A utilização de materiais como drywall e steel-frame é uma tendência por conta da economia e agilidade, mas é uma forte parceira do meio ambiente. Além de possuir um consumo reduzido de água, produz poucos resíduos e emite menos CO2.

Materiais que permitem a reutilização
O reuso de materiais de construção, como tijolos e concreto como agregados está ganhando força. Isso não apenas reduz o desperdício, mas também economiza recursos valiosos.

Isolamento para economia energética
Materiais isolantes térmicos e acústicos estão se popularizando. Esses itens   ajudam a reduzir o consumo de energia elétrica e são de fácil manutenção.

Tintas e revestimentos de baixa emissão
Produtos de pintura e revestimento com baixas emissões de compostos orgânicos voláteis (VOCs) melhoram a qualidade do ar interno e reduzem o impacto ambiental, sendo a alternativa perfeita para quem busca qualidade e sustentabilidade.

Produtos com madeira de origem sustentável
A procura por portas, janelas, gabinetes de cozinha e armários fabricados com madeira retirada com técnicas ecologicamente corretas, como impacto mínimo e preservação da biodiversidade, aumentou consideravelmente. Produtos com certificado FSC (Forest Stewardship Council) e outros documentos estão ganhando cada vez mais espaço e importância dentro da construção civil.

Telhados verdes e brancos
Telhados verdes e brancos ajudam a reduzir o efeito de ilha de calor urbano, melhoram a eficiência energética e promovem a biodiversidade urbana.

Sistema de aproveitamento da água da chuva
O aproveitamento da água da chuva emerge como uma solução sustentável e acessível, disponível tanto para edificações recém-construídas quanto para aquelas que buscam uma adaptação consciente.

Ao integrar um sistema eficiente de calhas e a instalação de cisternas, é possível colher os benefícios dessa prática eco-friendly. 

Esse método não apenas contribui para a preservação dos recursos hídricos, mas também promove uma gestão responsável da água, reduzindo a dependência das fontes convencionais.

Kits Fotovoltaicos
Os painéis solares estão em alta, principalmente em regiões mais quentes, como o Nordeste e Centro-Oeste. Esses itens são indispensáveis para geração e economia de energia elétrica, principalmente em regiões remotas e que necessitam de geração própria.

Aquecedores solares
Piscinas e reservatórios que precisam de água quente muitas vezes possuem um custo elevado para funcionamento e manutenção. O uso de aquecedores solares não só contribui para a economia, mas também ajuda a natureza.

Os benefícios da adoção de materiais de construção sustentável são inúmeros, incluindo a redução dos custos operacionais a longo prazo, a melhoria da qualidade do ar interno, a valorização das propriedades e a contribuição para a redução das emissões de carbono.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp